Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem   Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem
 
Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem   Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem


cabecalho

                 
  Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem   Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem  
                 

Ipem-SP calibra instrumentos na Transpetro em Guarulhos

Ipem-SP calibra instrumentos na Transpetro em Guarulhos

Ipem-SP calibra instrumentos na Transpetro em Guarulhos

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, realizou calibração do instrumento medidor padrão - provador compacto móvel - instalado na Unidade Transpetro S/A. da Petrobras Transportes de Guarulhos, localizado na cidade da Região Metropolitana da capital, situada a 14 km da capital. O serviço foi executado nos dias 29 e 30 de junho.

O serviço realizado pelos especialistas do Ipem-SP, nesta unidade da Transpetro Guarulhos, se caracteriza pelo modelo de Provador (compacto móvel) em que a calibração foi realizada.

Existem basicamente três (3) tipos ou modelos de Provador a saber:

a) Provador fixo convencional (provador que compreende uma tubulação em formato de "U"), cujo tamanho/comprimento do tubo em "U" deitado, varia de acordo com o volume que esse instrumento - padrão de medição - é capaz de medir. Geralmente esses modelos são de grandes dimensões e capacidades: 200 litros, 600 litros, 750 litros, 800 litros. São equipamentos fixos e instalados dentro das Estações de Medição;

b) Provador fixo compacto (provador que se caracteriza por sua semelhança a uma seringa em aço gigante), cujo tamanho/comprimento praticamente é inalterado Esses modelos, como sua própria denominação os identifica, compacto com capacidades entre 60 a 75 litros. São equipamentos fixos e instalados dentro das Estações de Medição;

c) Provador compacto móvel (provador que se caracteriza por sua semelhança a uma seringa em aço gigante), cujo tamanho/comprimento praticamente é inalterado Esses modelos, como sua própria denominação os identifica, compacto com capacidades entre 60 a 75 litros. São equipamentos móveis, instalados sobre carretas niveladas.

Todos os provadores são equipamentos que realizam o mesmo tipo de serviço, atuam como padrões, referências de medição de volumes, durante a calibração de medidores de volume na linha de transferência de líquidos do usuário.

“O Ipem-SP realiza a calibração do padrão de calibração do usuário, ou seja calibramos o provador que é um medidor padrão.  Pela lógica da metrologia, quando calibramos um instrumento de medição, o padrão utilizado e a metodologia aplicada para a calibração deve ser de uma qualidade metrológica superior (principalmente relativo à incerteza) a do objeto a ser calibrado. O volume calibrado foi de 75 litros, com um Seraphin de 75 Litros ou 20 galões, cuja divisão da escala se encontrava em polegadas cúbicas (in3) então também foi necessário a conversão de valores para litros. Com temperatura média de operação em 16 graus Celsius e temperatura ambiental em 10 graus Celsius. Com duração de processo em 7 horas de trabalhos e 18 ensaios realizados, sendo somente as três últimas corridas válidas. O resultado da calibração foi plenamente satisfatório com uma variação de volume muito menor do que 1/3 em litros de volume

”, explica o especialista em Metrologia e Qualidade do instituto, Lourenço Laurelli.

Os provadores convencionais, são os chamados provadores "Clássicos". Os primeiros equipamentos que surgiram para essa finalidade. São grandes e robustos. Sua aplicabilidade se destina principalmente a medição de grandes volumes, como já exposto. Esses equipamentos se utilizam de uma esfera rígida em polímetro que "empurra os volumes" a serem medidos por dentro do circuito da tubulação em "U". Esse circuito é composto de um trajeto em dois sentidos (ida e volta) denominados "Up Stream" e "Dow Stream", assim temos os volumes de enchimento e o de esvaziamento do provador. Dentre os modelos de provadores, este é o mais complexo e evidentemente o mais trabalhoso de se calibrar. Não raro, muitas vezes são necessários mais do que sete dias de trabalho contínuo para se obter resultados confiáveis e que se adequem as Normas da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Os provadores compactos, semelhantes a grandes seringas, são os modelos de provadores modernos e que gradativamente vem a substituir os medidores convencionais.

Se compõe de uma estrutura de tubo contendo pistão/êmbolo, e que, pelo movimento desse pistão, vem a realizar pelo êmbolo o enchimento ou o esvaziamento do provocador (trajeto em dois sentidos (ida e volta) denominados "Up Stream" e "Dow Stream".  Equipamentos desse tipo são mais precisos do que os provadores convencionais, além é claro de ocupar, ser um sexto ou um sétimo menor, ocupando assim muito menos espaço.

O provador compacto móvel tem como principal vantagem sua capacidade de deslocamento para qualquer ponto da base para a qual se deseje levá-lo para sua utilização na calibração de um medidor local.

Para uma calibração dessa natureza, além da desejável repetitividade das medições obtidas durante os ensaios e da baixa incerteza, é considerado como um sucesso quando o resultado obtido nas medições, se iguala ou consegue ser menor do que na calibração anterior.

Para se ter uma ideia do quão são críticas essas calibrações, é preciso se obter grandezas: temperatura, tempo, volume e pressão que quando combinadas, se consiga o equilíbrio adequado das mesmas durante a vazão, para obter o valor mais próximo do real do volume que se deseja calibrar.

A faixa de temperatura está limitada a uma variação de apenas (0,3 º C) três décimos de graus Celsius.

A variação aceita entre a calibração anterior e a atual, pode significar a título de exemplificação, que para o limite de volume de 75 litros, só pode variar menos do que um copinho de café (30 mL) ou seja é permitido uma variação menor do que 15 mL ou 0,015 Litros, isso corresponde a ser somente aceitáveis variações menores do que 0,02%.

Os padrões utilizados para essa calibração são as medidas de volume a conter de elevada exatidão de medição, denominadas por Seraphins. Todos os Seraphins utilizados pelas operadoras no Brasil, são calibrados no Laboratório de Volumes do Ipem-SP, já que esse laboratório é referência para volumes acreditados.

 

Ipem-SP

O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.



SERVIÇO DE PROTOCOLO E ATENDIMENTO GERAL: Funciona na Sede do Ipem-SP, das 9h às 16h
ATENDIMENTO JURÍDICO: Serviços como cópia de processo, emissão de boleto (2ª via), relatório de débitos e andamento processual serão prestados com prioridade por meio do e-mail atendimentojuridico@ipem.sp.gov.br e pelos telefones (11) 3581-2195 ou (11) 99784-3438. Em casos excepcionais, o atendimento presencial será prestado das 9h às 12h e das 13h às 16h, limitado à 03 pessoas no saguão da sede da autarquia. Se o interessado quiser consultar mais de 02 processos, o atendimento presencial deverá ser agendado através do e-mail atendimentojuridico@ipem.sp.gov.br


INSTITUTO DE PESOS E MEDIDAS DO ESTADO DE SÃO PAULO - IPEM-SP  Sede: Rua Santa Cruz, 1922, Vila Gumercindo - São Paulo - SP     ☎ PABX: (011) 3581-2000
Horário de funcionamento: segunda a sexta, exceto feriados e emendas, das 8h às 17h. Acesse aqui o endereço e telefone das unidades do Ipem-SP.

Site desenvolvido pela Assessoria de Comunicação e pelo Departamento de Tecnologia da Informação do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.