Ipem-SP fiscaliza 311.016 produtos em 100 dias
Fiscalização tem a finalidade de proteger o cidadão nas suas relações de consumo
O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, com a finalidade de proteger o consumidor, nos primeiros 100 dias da gestão do governador Tarcísio de Freitas, realizou 140.208 ações de verificação/periódicas. Houve, ainda, 146.802 fiscalizações iniciais e 307 pós reparo. No total, foram fiscalizados 311.016 produtos.
Com o início das aulas, em janeiro de 2023, o Ipem efetuou a Operação Aulas Seguras, com a fiscalização dos artigos escolares. Também houve a Operação Cavalo de Aço: fiscalização em veículos-tanque que transportam produtos perigosos e cronotacógrafos; e a Operação Hora do Lanche: verificação em laboratório do peso de bolachas, mini bolinhos, mini pães etc. (pré-medidos).
A Operação Olhos de Lince, que fiscalizou bombas medidoras de combustíveis, foi uma das primeiras ações desenvolvidas em fevereiro. No mesmo mês, voltou a ser realizada a Operação Cavalo de Aço, em veículos-tanque que transportam produtos perigosos e cronotacógrafos. Por conta do carnaval, o Ipem-SP promoveu a Operação Matinê, de fiscalização de fantasias (produto têxtil), e a Operação Carnaval, com a verificação em laboratório da quantidade de itens como bebidas alcóolicas.
No mês de março, foi desenvolvida a Operação Mulher, de olho em produtos têxteis de uso feminino e eletrônicos, além da Operação Cavalo de Aço, novamente. Ocorreu ainda a Operação Semana do Consumidor, com fiscalização de artigos têxteis e eletrodomésticos, bombas medidoras de combustíveis, produtos embalados sem a presença do consumidor (pré-medidos), GLP (botijão de gás), fiscalização presencial e on-line em balanças e verificação de itens da cesta básica.
Ovos e chocolates em geral foram o alvo da fiscalização em abril. A Operação Páscoa verificou o peso dos produtos e ainda a informação sobre o brinquedo ou brinde, conforme consta na embalagem. A ação ocorre em laboratório e no comércio. Houve ainda no mês a Operação Locomotiva: verificação de veículos-tanque; a Operação Casa Segura: fiscalização de cadeiras plásticas, escada metálica, panela de pressão, coifa e exaustor, panela, aspirador de pó e liquidificador.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, brinquedos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp