Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem linkedin   Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem
Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem linkedin   Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem


cabecalho OLD

Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem linkedin Conheça nosso Blog: Almanaque do Ipem

 

Ipem-SP realiza capacitação sobre a nova lei de licitações

Ipem-SP realiza capacitação sobre a nova lei de licitações

Ipem-SP realiza capacitação sobre a nova lei de licitações

Servidores do Ipem-SP, da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ) do Inmetro, e da Secretaria da Justiça e Cidadania, incluindo, as vinculadas, participam da capacitação "Aspectos Fundamentais da Nova Lei de Licitações 14.133/21 - Planejamento no novo marco legal das Contratações Públicas", que teve início em 14 de novembro e encerra em 17 de novembro de 2023, no auditório Antonio Cortazzo, na sede da autarquia.

A abertura foi realizada pelo superintendente do Ipem-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, e o primeiro palestrante foi o professor José Anacleto Abduch Santos, Doutor e Mestre em Direito Administrativo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Procurador do Estado do Paraná, Professor de Direito Administrativo da Faculdade de Direito do UNICURITIBA. Professor de cursos de especialização e cursos na área de Direito Administrativo, com atuação especialmente nas áreas de licitações e contratos administrativos, contratações públicas sustentáveis, desenvolvimento nacional sustentável, sustentabilidade, microempresa e empresa de pequeno porte, concessões de serviços públicos, parcerias público-privadas. Autor de diversas obras jurídicas.

Nos próximos dias o palestrante será Rodrigo Vissotto Junkes, graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba, Especialista em Direito Civil pela UTP. Pós-graduado em Direito Administrativo pelo Instituto de Direito Romeu Bacellar (IDRFB). Mestre em gestão de políticas públicas pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Doutorando em Direito pela Universidade de Buenos Aires.

Na capacitação serão abordados os tipos de licitações e suas aplicabilidades à luz da nova legislação, os princípios que regem cada um, com destaque para a celeridade. Além disso, será destacado os tipos de julgamentos dentro do processo de licitação.

Outro aspecto a ser abordado será sobre o portal de compras públicas.

A nova lei

A nova lei estabelece que a Administração Pública deve realizar um planejamento prévio da contratação, que deve contemplar a análise dos riscos envolvidos, a definição das especificações técnicas e estimativas de custos. Essa etapa é fundamental para garantir que o contrato seja eficiente e atenda às necessidades da administração. A lei traz novas modalidades de licitação, como o diálogo competitivo e o leilão. Além disso, o pregão passa a ser aplicável em todas as esferas da administração pública.

Aplicável desde 1º de abril essa lei vai passar a disciplinar, de forma exclusiva, os processos licitatórios no Brasil. E veio trazer mais celeridade, transparência e legalidade aos procedimentos.

INSTITUTO DE PESOS E MEDIDAS DO ESTADO DE SÃO PAULO - IPEM-SP  Sede: Rua Santa Cruz, 1922, Vila Gumercindo - São Paulo - SP     ☎ PABX: (011) 3581-2000
Horário de funcionamento: segunda a sexta, exceto feriados e emendas, das 8h às 17h. Acesse aqui o endereço e telefone das unidades do Ipem-SP.

SERVIÇO DE PROTOCOLO E ATENDIMENTO GERAL: Funciona na Sede do Ipem-SP, das 9h às 16h.

DÚVIDAS SOBRE PRODUTOS TÊXTEIS E QUALIDADE: Funciona na Sede do Ipem-SP, das 15h30min às 17h pelo telefone (11) 3581-2126, pelos e-mails duvidatextil@ipem.sp.gov.br e mqfcp@ipem.sp.gov.br ou presencialmente.

ATENDIMENTO JURÍDICO: Serviços como cópia de processo, emissão de boleto (2ª via), relatório de débitos e andamento processual serão prestados com prioridade por meio do e-mail atendimentojuridico@ipem.sp.gov.br e pelos telefones (11) 3581-2195 ou (11) 3581-2197. Em casos excepcionais, o atendimento presencial será prestado das 9h às 12h e das 13h às 16h, limitado à 03 pessoas no saguão da sede da autarquia. Se o interessado quiser consultar mais de 02 processos, o atendimento presencial deverá ser agendado através do e-mail atendimentojuridico@ipem.sp.gov.br


Site desenvolvido pela Assessoria de Comunicação e pelo Departamento de Tecnologia da Informação do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.