Ipem-SP participa do 7º Seminário de Metrologia Legal, o MetroLegal 2024, na capital
Debater o futuro da metrologia legal sobre o tema "Valorização da Metrologia Legal e o impacto nas empresas" foi o principal objetivo do 7º Seminário de Metrologia Legal, o MetroLegal 2024, evento promovido pela Rede Metrológica do Estado de São Paulo (Remesp), realizado na terça e quarta-feira, 26 e 27 de novembro, na capital, com a mesa de abertura composta pelo superintendente do Ipem-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, e demais autoridades.
Durante o evento, também foi realizada a 3ª edição do “Diálogo com o Setor Produtivo”, com o objetivo de fortalecer o relacionamento com o setor produtivo, e contou com a participação do presidente do Inmetro, Márcio Brito.
Durante o seminário, foram abordados assuntos relevantes como vigilância de mercado, oficinas permissionárias, pré-medidos, normalização e regulamentação, processos de aprovação de modelo, integração de organismos reguladores, além de cases de inovação tecnológica.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo que atua em apoio à Cidadania e ao Desenvolvimento Econômico. Fortalecendo o desenvolvimento, o diálogo, e a dignidade no estado de São Paulo, é reconhecido como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação). A instituição promove a IQ (Infraestrutura da Qualidade) fornecendo suporte às empresas e apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias. Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de instrumento de medição usados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças e taxímetros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica, entre outros. Na vigilância da qualidade, são fiscalizados 540 tipos de produtos regulamentados, como brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, entre outros, assim como produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e nossa página www.ipem.sp.gov.br
Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp