Ipem-SP participa e presta apoio ao MetroSaúde 2024
O Ipem-SP participou nos dias 16 e 17 de julho, terça e quarta-feira, do MetroSaúde 2024, evento de metrologia voltado para a área de Saúde, realizado no Centro de Convenções do Instituto de Radiologia (INRAD) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP (FMUSP), na região central da capital.
No primeiro dia do evento, o superintendente da autarquia, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, ministrou a palestra de abertura que teve como tema “Infraestrutura da Qualidade: promovendo confiança no setor de saúde”.
Entre os principais assuntos tratados, Marcos Heleno abordou conceitos relacionados Transformação Digital; Consumidor 4.0; Qualidade e Competitividade e Inovação; Sistema de Infraestrutura da Qualidade; além de abordar e apresentar o Ipem como Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), sua importância e contribuição para o meio.
No decorrer da programação do simpósio, na terça-feira, 16 de julho, ocorreram as apresentações dos especialistas do Ipem-SP, entre eles, Ederli Pereira Cardoso, do Departamento de Metrologia Legal e Fiscalização (DMLF), no painel 2, sobre Vigilância de Mercado, que abordou a fiscalização neste segmento.
Durante sua apresentação, a especialista do DMLF, abordou conceitos básicos da Metrologia Legal com ênfase às atividades exercidas pelo Ipem-SP, trazendo alguns números e dados importantes de fiscalização de produtos hospitalares e pré-embalados. Na ocasião, também apresentou alguns exemplos de instrumentos metrológicos voltados à saúde, e verificados pelo Ipem, entre eles, as balanças de precisão, termômetros clínicos e esfigmomanômetro.
Na sequência, a apresentação do especialista, William Escaletti dos Anjos, do Departamento de Metrologia Científica e Industrial (DMCI), que ministrou a palestra “Conceitos importantes sobre calibração e verificação de instrumentos metrológicos utilizados pelas organizações da Saúde”.
Em sua palestra, o especialista do DMCI da autarquia, apresentou os principais conceitos de calibração e verificação, abordando as principais diferenças entre os dois tipos de atividades, com ênfase às questões atreladas à regulamentação e não regulamentação para cada tipo de atividade exercida, com exemplificação de instrumentos metrológicos, como o esfigmomanômetro.
Na quarta-feira, 17 de julho, segundo dia do evento, William, junto com Cicero Hoffman Joly, também especialista do DMCI do Ipem-SP, ministraram palestra no painel 4 com o tema “Apresentação dos resultados da participação das empresas fabricantes em Ensaios de Proficiência - Esfigmomanômetros e Termômetros Clínicos”.
Na ocasião, os especialistas falaram sobre o Controle metrológico de esfigmomanômetros no Estado de São Paulo, Declaração da Conformidade, Ensaio de Proficiência e funcionamento, além de apresentarem dados importantes e de destaque sobre resultados no ano de 2022. Também realizaram abordagem sobre os termômetros clínicos, procedimentos de verificação e dados sobre resultados e Avaliação de Desempenho.
Na edição do MetroSaúde deste ano, o Ipem-SP contou com espaço destinado ao esclarecimento de dúvidas e informações sobre a atuação do instituto, principalmente na área da saúde, com demonstração de instrumentos metrológicos da área ao público.
Para conferir a programação completa do evento, acesse aqui.
Sobre o evento
Desde 2005, o MetroSaúde é um evento representativo para profissionais da área da saúde, tais como engenheiros clínicos e biomédicos, profissionais de enfermagem e empresários das indústrias de equipamentos médicos hospitalares, de laboratórios metrológicos de calibração e ensaios do Brasil.
A Comissão organizadora do Simpósio de Metrologia na área de Saúde preparou uma programação cujo o tema central será: “Inovando a Infraestrutura da qualidade, apoiando a educação e a vigilância de mercado e sanitária como garantia da segurança do paciente”.
O MetroSaúde é promovido e realizado pela Remesp (Rede Metrológica do Estado de São Paulo) com apoio do Ipem-SP.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo que atua em apoio à Cidadania e ao Desenvolvimento Econômico. Fortalecendo o desenvolvimento, o diálogo, e a dignidade no estado de São Paulo, é reconhecido como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação). A instituição promove a IQ (Infraestrutura da Qualidade) fornecendo suporte às empresas e apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias. Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de instrumento de medição usados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças e taxímetros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica, entre outros. Na vigilância da qualidade, são fiscalizados 540 tipos de produtos regulamentados, como brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, entre outros, assim como produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e nossa página www.ipem.sp.gov.br
Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp