Ipem-SP recebe professores do Centro Paula Souza para visita guiada no Centro Tecnológico
O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, recebeu na sexta-feira, 26 de julho, grupo formado por professores de diversas unidades públicas de ensino administradas pelo Centro Paula Souza (CPS), entre elas, da Escola Técnica Estadual (Etec) e Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec). O objetivo foi apresentar aos professores a infraestrutura do complexo de laboratórios que compõem o Centro Tecnológico da autarquia, localizado na zona sul da capital
A visita guiada do Ipem-SP tem como finalidade a disseminação da cultura da infraestrutura da qualidade, levando conhecimento sobre as atividades do instituto por meio dos seus laboratórios e sua estrutura aos seus visitantes.
Os professores do CPS foram reunidos na Sala do Conhecimento do Centro Tecnológico, onde receberam palestra do superintendente, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, sobre o Ipem-SP, com abordagem ao Sistema de Infraestrutura da Qualidade; Vigilância de Mercado; Confiança nas Relações de Consumo; Inovação; além de apresentação do Ipem 3D e a autarquia como Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) voltada à Infraestrutura da Qualidade, reforçando sua importância e contribuição para o meio.
Na sequência, foi seguido o cronograma de visitas aos laboratórios, entre eles, o recém-inaugurado de Iluminação, o de Massa, Temperatura, Pressão, Elétrica, Etilômetro, Dimensional, Ensaios, Temperatura, Multifuncional, Umidade de Grãos, Vazão e Volumes, além dos laboratórios de Pré-Medidos, setor de Cronotacógrafo, e depósito de produtos apreendidos em fiscalizações.
O grupo formado por 22 professores foi dividido em subgrupos para que a visita fosse realizada de forma intercalada para melhor apresentação dos espaços. Os monitores do Ipem-SP foram os especialistas em Metrologia e Qualidade do instituto.
Sobre as visitas guiadas no Ipem-SP
As visitas guiadas aos laboratórios de Metrologia do instituto têm como objetivo promover a conscientização e a educação sobre a importância da Metrologia, bem como destacar o papel dos laboratórios na garantia da precisão e confiabilidade das medições, divulgando as boas práticas laboratoriais, compartilhando conhecimento sobre técnicas de medição, fiscalização, verificação, calibração e acreditação.
Além disso, é uma maneira de inspirar estudantes e profissionais a se envolverem na área da Metrologia, incentivando o interesse pelo tema e criando parcerias com instituições educacionais e empresas, contribuindo desta forma, para o desenvolvimento científico e tecnológico da comunidade.
Sobre o Centro Paula Souza
O Centro Paula Souza (CPS) é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Presente em 363 municípios, a instituição administra 227 Escolas Técnicas (Etecs) e 77 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, com mais de 316 mil alunos em cursos técnicos de nível médio e superiores tecnológicos.
Nas Etecs, mais de 226 mil estudantes estão matriculados nos Ensinos Médio, Ensino Médio integrado ao Técnico e no Ensino Técnico, incluindo habilitações nas modalidades presencial, semipresencial, online e especialização técnica. As Etecs oferecem 216 cursos, voltados a todos os setores produtivos públicos e privados.
Já as Fatecs atendem mais de 90 mil alunos matriculados em 91 cursos de graduação tecnológica, em diversas áreas, como Construção Civil, Mecânica, Informática, Tecnologia da Informação, Turismo, entre outras. Além da graduação, o CPS oferece cursos de pós-graduação, atualização tecnológica e extensão.
Assim como o Ipem-SP, o CPS também é reconhecido como Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), uma organização sem fins lucrativos de administrações públicas ou privadas, que têm como principal objetivo a criação e o incentivo a pesquisas científicas e tecnológicas.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo que atua em apoio à Cidadania e ao Desenvolvimento Econômico. Fortalecendo o desenvolvimento, o diálogo, e a dignidade no estado de São Paulo, é reconhecido como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação). A instituição promove a IQ (Infraestrutura da Qualidade) fornecendo suporte às empresas e apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias. Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de instrumento de medição usados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças e taxímetros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica, entre outros. Na vigilância da qualidade, são fiscalizados 540 tipos de produtos regulamentados, como brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, entre outros, assim como produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e nossa página www.ipem.sp.gov.br
Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp