Ipem-SP se aproxima do setor produtivo e indústria em Araçatuba e São José do Rio Preto
O Ipem 4.0 e a Infraestrutura da Qualidade foram tópicos das reuniões
Dialogar com o setor produtivo, representantes da indústria e com equipes das regionais do Ipem-SP foi o objetivo das reuniões organizadas pela autarquia nas cidades de Araçatuba e São José do Rio Preto, no período de 19 a 21 de junho.
A primeira reunião da série agendada, ocorreu na quarta-feira, 19 de junho, na regional do Ipem-SP em Araçatuba. Na ocasião, o superintendente, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, ouviu as demandas da equipe e alinhou a proposta de melhorias dos trabalhos realizados na cidade e região. Na sequência, foi concedida entrevista sobre o Ipem-SP 4.0, a Infraestrutura da Qualidade, e a Vigilância de Mercado, para a rádio Band FM, de Araçatuba.
Na sala Startup da sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho de Araçatuba (SMDERT), na quinta-feira, 21 de junho, o superintendente do Ipem-SP ministrou palestra aos empresários de diversos setores da cidade e região, de órgãos e associações privadas, como o GPIA - Governança dos Parques Industriais de Araçatuba, cujo presidente é Oscar Saito,.e diversas autoridades, entre elas, o prefeito Dilador Borges, sobre o Plano Estratégico Ipem 3D - Dignidade, Desenvolvimento e Diálogo, que aborda também a transformação digital da instituição no âmbito e o foco na inovação e Infraestrutura da Qualidade.
Na palestra, Marcos Heleno, abordou os três eixos da atual gestão: o Ipem 4.0, sobre modernização a atender demandas atuais de flexibilidade e adaptabilidade para força de trabalho, inovação e tecnologia da informação; o eixo Cultura da Qualidade, sobre educação para cidadania, debate público sobre Infraestrutura da Qualidade, nos setores público e produtivo e do próprio instituto; e o terceiro eixo, Caixa de Ferramentas, sobre suporte a estes setores, delegacias regionais de apoio, ampliação de fiscalização no estado, modernização da vigilância de mercado e serviços da Infraestrutura da Qualidade.
Posteriormente, foi realizada reunião na Perego, em Araçatuba, empresa reconhecida como uma das maiores e melhores do setor óptico nacional. A empresa possui o mais amplo estoque de lentes do Brasil, de todos os tipos e de diversos fabricantes, na qual utiliza a metrologia em suas áreas de trabalho.
Em São José do Rio Preto, na quinta-feira, 20 de junho, ocorreu a reunião do superintendente do Ipem-SP no Parque Tecnológico da cidade, com a presença do o secretário municipal de Planejamento Estratégico, Willian Meque, a chefe de gabinete da Secretaria, Márcia Silvério Domingues, o coordenador de inovação do Parque Tecnológico, Paulo Benzatti, o presidente da Acirp - Associação Comercial de São José do Rio Preto, Jean Daher, e a diretora regional do Ciesp - Centro das Indústria do Estados de São Paulo, Aldina D'Amico.
Guerson compartilhou sobre a inovação tecnológica no Ipem para modernizar o trabalho da vigilância de mercado no Estado e apoio aos 645 municípios por meio da Infraestrutura da Qualidade.
Na agenda de reuniões, na sexta-feira, 21 de junho, o superintendente concedeu entrevista para a rádio CBN de São José do Rio Preto. Na pauta, a Infraestrutura da Qualidade, e a Vigilância de Mercado. Na sequência, ocorreu reunião com o prefeito da cidade, Edinho Araújo, acompanhado do secretário de Planejamento Estratégico, Willian Meque, e do vice-prefeito, Orlando Bolçone, sobre as ações do instituto, com foco no apoio ao desenvolvimento do estado, a dignidade, e o diálogo.
Na regional do Ipem-SP em São José do Rio Preto, Marcos Heleno finalizou a jornada de trabalho ao acompanhar as atividades das equipes.
As diversas reuniões tiveram o objetivo de verificar as melhores práticas de gestão e prospectar possibilidades de apoio do Ipem-SP no desenvolvimento dos municípios dentro de sua área de atuação. Assim como demonstrar a construção da confiança por meio da Infraestrutura da Qualidade, a transformação pela inovação, a contribuição do instituto na promoção da confiança nas relações de mercado, o Ipem-SP como ICT (Instituto de Ciência e Tecnologia), com a finalidade de incentivar a pesquisas científica e tecnológica, desenvolvendo soluções que respondam às necessidades da sociedade de maneira inovadora.
O Ipem-SP desde 2023, com o novo plano estratégico, tem realizado diversas reuniões com o setor produtivo e representantes da indústria, percorrendo grande parte dos municípios que compõem o estado. Mais uma vez, foram efetuadas conexões que podem gerar parcerias.