Em Bauru, Ipem-SP promove reunião com Secretário do Desenvolvimento Econômico do município
O gestor da Regional de Bauru (RBAUR) da autarquia, Gustavo Pinheiro Sanchez, recebeu nas instalações da unidade, na última quarta-feira, 12 de novembro, o Secretário do Desenvolvimento Econômico de Bauru, Jurandir Sergio Posca, para reunião de tratativas sobre a implantação de Laboratório de Qualidade de Combustíveis na cidade.
Na ocasião, participaram também os diretores dos departamentos de Avaliação e Certificação (DACE) e Metrologia Científica e Industrial (DMCI) do Ipem-SP, respectivamente Paulo Brito e Alexandre Sobral, além dos integrantes da CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos), a líder de projeto, Dulcilene Xavier, e o consultor Marco Aurélio de Oliveira.
Um Laboratório de Qualidade de Combustíveis serve para analisar e garantir que os combustíveis comercializados (como gasolina, etanol, diesel e GLP) atendam aos padrões de qualidade regulatórios e ambientais estabelecidos pela legislação, como a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) no Brasil.
Com a iniciativa, ambas as instituições poderão contribuir para o fortalecimento da infraestrutura metrológica e da qualidade dos combustíveis na região, proporcionando maior segurança ao consumidor, e apoio ao desenvolvimento na cidade de Bauru e região.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia do Governo de São Paulo, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, que atua em apoio à Cidadania e ao Desenvolvimento Econômico. Fortalecendo o desenvolvimento, o diálogo, e a dignidade no estado de São Paulo, é reconhecido como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação). A instituição promove a IQ (Infraestrutura da Qualidade) fornecendo suporte às empresas e apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias.
Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de instrumento de medição usados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças e taxímetros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica, entre outros. Na vigilância da qualidade, são fiscalizados 540 tipos de produtos regulamentados, como brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, entre outros, assim como produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e nossa página www.ipem.sp.gov.br
Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp


