Em Mongaguá, Ipem-SP estabelece prazo para mudança de tarifa dos taxímetros
A ação é destinada a todas as categorias de táxi
Os taxistas de Mongaguá terão o período de 11 de novembro de 2025 a 31 de janeiro de 2026 para realizar a mudança de tarifa dos taxímetros instalados em seus veículos, conforme cronograma estabelecido na portaria nº 122/2025, publicada no Diário Oficial de terça-feira, 11 de novembro, pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania.
Acesse a portaria https://doe.sp.gov.br/executivo/secretaria-da-justica-e-cidadania/portaria-ipem-sp-n-122-2025-202511101131102141459105.
A atualização tarifária deverá ser feita exclusivamente nas oficinas permissionárias credenciadas, autorizadas pelo Ipem-SP para executar serviços em taxímetros no exercício de 2025.
Durante o processo, as oficinas deverão seguir uma série de exigências técnicas e administrativas, entre elas:
- Solicitação da documentação original e válida referente ao serviço de táxi, incluindo o Alvará de Estacionamento e o último Certificado de Verificação do Ipem-SP;
- Retirada dos lacres, selos e itens anteriores à verificação, com fixação das informações na ordem de serviço;
- Lacração do taxímetro com a etiqueta “reparado” e uso do lacre azul numerado do Inmetro, fornecido pelo Ipem-SP;
- Afixação da etiqueta adesiva numerada (Anexo II) no canto inferior direito do para-brisa, visível ao passageiro;
- Arquivamento da tabela de preços provisórios por, no mínimo, dois anos;
- Registro do número da etiqueta adesiva na ordem de serviço.
As oficinas também deverão alimentar o sistema do Portal PSIE (https://servicos.rbmlq.gov.br), informando todos os serviços de atualização de tarifa realizados, com destaque para a numeração da etiqueta adesiva no campo “descrições do reparo”.
Após o encerramento do prazo estipulado, as oficinas deverão devolver as etiquetas não utilizadas no prazo máximo de cinco dias às Delegacias Regionais do Ipem-SP, sob pena de apuração de responsabilidade.
Importante: Todos os taxistas devem realizar a mudança de tarifa antes da verificação do taxímetro.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia do Governo de São Paulo, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, que atua em apoio à Cidadania e ao Desenvolvimento Econômico. Fortalecendo o desenvolvimento, o diálogo, e a dignidade no estado de São Paulo, é reconhecido como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação). A instituição promove a IQ (Infraestrutura da Qualidade) fornecendo suporte às empresas e apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias.
Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de instrumento de medição usados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças e taxímetros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica, entre outros. Na vigilância da qualidade, são fiscalizados 540 tipos de produtos regulamentados, como brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, entre outros, assim como produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e nossa página www.ipem.sp.gov.br
Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp


