Em Piracicaba, Ipem-SP fortalece parcerias e realiza agenda estratégica
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia do Governo de São Paulo, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, promoveu, entre os dias 13 e 15 de outubro, jornada de trabalho no município de Piracicaba. A programação envolveu reuniões estratégicas com representantes do setor público, iniciativa privada e instituições de pesquisa, com o objetivo de fortalecer parcerias, alinhar ações técnicas e ampliar a atuação do órgão na região.
Diálogo com instituições e reconhecimento na Câmara Municipal
As atividades começaram na manhã do dia 13, com uma reunião técnica no Posto Autorizado de Cronotacógrafo (PAC) – FullTac. Participaram do encontro a equipe de engenharia da empresa Aumovio, representantes da regional do Ipem-SP em Piracicaba e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), que discutiram temas relacionados à verificação de cronotacógrafos.
Em seguida, a equipe do Ipem-SP esteve na sede da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), onde participou de uma reunião com a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Thaís Fornícola, além de representantes da Acipi, do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e do Sebrae. O encontro teve como foco o diálogo sobre inovação e vigilância de mercado. Também ocorreu visita aos espaços de inovação da instituição.
Ainda no dia 13, a comitiva do Ipem-SP foi recebida no 2i2 International Institute for Social Stability (Instituto 2i2), em reunião conduzida pelo CEO da instituição, Alex Gama Salvaia, o encontro teve como objetivo explorar possibilidades de cooperação em projetos voltados ao ESG.
Encerrando o dia, o Ipem-SP participou da Tribuna Popular da 58ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, onde o superintendente, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, destacou a atuação técnica da autarquia e apoio ao setor produtivo.
Visitas técnicas a indústrias e centros de inovação
O segundo dia da jornada, na terça-feira, 14 de outubro, teve foco em visitas técnicas. Pela manhã, a equipe do Ipem-SP esteve na sede da Hyundai Motor Brasil, em Piracicaba, onde conheceu processos industriais e discutiu a importância da conformidade metrológica no setor automotivo.
Na sequência, foi realizada uma visita ao Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), referência nacional em pesquisa e desenvolvimento para o setor sucroenergético. As discussões abordaram o papel da metrologia na inovação e na garantia da qualidade dos processos laboratoriais e industriais.
O dia foi concluído com uma reunião interna com a equipe regional do Ipem-SP, reforçando diretrizes operacionais e estratégias para aprimoramento dos serviços prestados à população.
Encontros com lideranças políticas e municipais
No último dia da jornada, na quarta-feira, 15 de outubro, o Ipem-SP esteve na Prefeitura de Piracicaba para reunião institucional. A comitiva foi recebida pelo prefeito Helio Zanatta e contou com a presença de representante do deputado estadual Alex Madureira, do secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, José Luiz Ribeiro, e do vereador Fábio Silva.
Os encontros serviram para estreitar relações com o poder público local, discutir ações conjuntas em prol da população e do desenvolvimento econômico regional.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia do Governo de São Paulo, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, que atua em apoio à Cidadania e ao Desenvolvimento Econômico. Fortalecendo o desenvolvimento, o diálogo, e a dignidade no estado de São Paulo, é reconhecido como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação). A instituição promove a IQ (Infraestrutura da Qualidade) fornecendo suporte às empresas e apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias.
Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de instrumento de medição usados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças e taxímetros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica, entre outros. Na vigilância da qualidade, são fiscalizados 540 tipos de produtos regulamentados, como brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, entre outros, assim como produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e nossa página www.ipem.sp.gov.br
Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp


