Em São José dos Campos, Ipem-SP participa de encontro para tratar cooperação técnica com o poder público municipal
Em São José dos Campos, o diretor de núcleo do Departamento de Avaliação e Certificação (DACE) do Ipem-SP e também responsável pelo Laboratório de Infraestrutura da Qualidade (LIQ) da autarquia, André Luiz Pereira de Moraes, participou em 18 de novembro, de reunião na Secretaria de Apoio ao Cidadão (SEPAC) da cidade, junto a representantes do Procon Municipal e do Centro de Segurança e Inteligência (CSI).
Visando tratar o acordo de cooperação técnica entre o Ipem e a Prefeitura de São José dos Campos, o encontro serviu para esclarecer pontos relativos à ação dos entes públicos em cada área de atuação, bem como reforçar o compromisso do Ipem em colocar a infraestrutura da qualidade inteiramente à disposição da prefeitura em toda a sua estrutura.
Inicialmente, o Ipem já vem estudando a execução de serviços de fiscalização e vigilância de mercado com o Procon da cidade e o CSI.
Além do diretor de núcleo do LIQ do Ipem, participaram do encontro, o secretário adjunto da SEPAC, Luiz Félix Souza Jr; o diretor do Procon Municipal, Georges Salim Assad; e o diretor de Segurança e Inteligência do CSI, Antônio Pires.
LIQ
O trabalho do Laboratório de Infraestrutura da Qualidade (LIQ) é apresentar o Ipem-SP às empresas, principalmente do PIT, fazer conexões entre o setor público e privado, colocando à disposição toda a estrutura da Infraestrutura da Qualidade, com o intuito de atender as necessidades das empresas e suas especificidades, contribuindo para o desenvolvimento de soluções inovadoras e apoiando o setor produtivo do Estado de São Paulo.
SEPAC
A Secretaria de Proteção ao Cidadão (SEPAC) foi criada em 2017, dentro do processo de reformulação administrativa das secretarias municipais, em substituição à Secretaria Especial de Defesa do Cidadão (SEDEC). A SEPAC engloba serviços e setores essenciais para a população, como Guarda Civil Municipal, Coordenadoria de Defesa Civil, Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais (DFPM), Centro de Operações Integradas (COI) e convênios com Corpo de bombeiros, Junta Serviço Militar, Tiro de Guerra e Atividade Delegada.
Procon SJC
O Procon de São José dos Campos atua equilibrando relações entre consumidores e fornecedores, realizando registro de reclamações, fiscalização, audiências de conciliação, recebimento de denúncias, orientação ao consumidor e processamento de multas. Os serviços são acessíveis por meio do atendimento presencial e pela plataforma digital Procon Digital (procon.sjc.sp.gov.br), além do telefone 151.
CSI
Localizado no Parque de Inovação Tecnológica (PIT), o Centro de Segurança e Inteligência (CSI) possui um sistema de monitoramento inteligente com captação 24 horas de imagens de toda a cidade. O CSI iniciou suas operações em 6 de abril de 2021 com mil novas câmeras inteligentes e reconhecimento facial implantadas em toda a cidade com o objetivo de garantir mais segurança e qualidade de vida à população.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia do Governo de São Paulo, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, que atua em apoio à Cidadania e ao Desenvolvimento Econômico. Fortalecendo o desenvolvimento, o diálogo, e a dignidade no estado de São Paulo, é reconhecido como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação). A instituição promove a IQ (Infraestrutura da Qualidade) fornecendo suporte às empresas e apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias.
Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de instrumento de medição usados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças e taxímetros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica, entre outros. Na vigilância da qualidade, são fiscalizados 540 tipos de produtos regulamentados, como brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, entre outros, assim como produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e nossa página www.ipem.sp.gov.br
Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp


