Equipe de Inovação do Ipem-SP participa de curso nacional de Gestão da Inovação no Setor Público
Equipe da área de Inovação, ligada ao Departamento de Avaliação de Certificação (DACE) do Ipem-SP, participou presencialmente do curso de “Gestão da Inovação no Setor Público”, no período de 8 à 10 de outubro, em Florianópolis/SC, com continuidade no formato remoto de 17 à 31 de outubro.
Realizado pela Edtech WeGOV, o curso tem como objetivo promover a capacitação de gestores e servidores públicos para a compreensão, planejamento e implementação de iniciativas inovadoras que aprimorem a gestão pública, promovendo também a eficiência, transparência e melhores serviços à sociedade.
Voltado a gestores públicos, servidores em cargos de liderança e profissionais envolvidos na formulação e implementação de políticas públicas, o curso reúne representantes de diversas outras instituições públicas do país, entre elas, o Ministério Público de Goiás, a Caixa Econômica Federal, o Tribunal de Justiça do Mato Grosso, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, o Ministério Público do Acre, a Prefeitura de Senador Canedo (GO), a Defensoria Pública do Rio de Janeiro e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
O programa é ministrado pelo professor Álvaro Gregório, referência nacional em inovação governamental. Mestre em Educação, Administração e Comunicação, Álvaro possui MBA em Internet Technology, é certificado em Design pela University of Pennsylvania – The Wharton School e em Liderança da Inovação pelo MIT Professional Education.
Com ampla experiência no setor público desde 1981, o professor é idealizador de iniciativas pioneiras como o ePoupatempo, o Portal Cidadão.SP, o inovaDay e o iGovLab – primeiro laboratório de inovação em governo da América Latina.
A participação da equipe de Inovação do Ipem-SP no curso representa mais um passo na consolidação de práticas inovadoras voltadas à melhoria contínua dos serviços prestados à população paulista, reforçando o compromisso da autarquia no fortalecimento da cultura da Inovação e da Transformação Digital no serviço público.
Saiba mais sobre a capacitação em https://wegov.com.br/servicos/curso-gestao-da-inovacao/
A WeGov
A WeGov, startup focada em estimular ações inovadoras no setor público, trabalha em parceria com os servidores do setor para difundir métodos e ferramentas que os auxiliem a encontrar e implementar soluções inovadoras para problemas ou desafios enfrentados em suas instituições. O trabalho da WeGov é caminhar lado a lado com servidores e gestores públicos encontrando caminhos mais promissores e eficientes para a prestação do serviço público.
Para cumprir esta missão, a WeGov reúne uma equipe apaixonada por inovação e consciente do quanto isto pode contribuir nas atividades realizadas no setor público. A startup investe nesta ideia porque acredita nos efeitos transformadores deste trabalho para aumentar a credibilidade das instituições públicas, melhorar a prestação do serviço para as pessoas e fortalecer o propósito do serviço público com um ambiente inovador e estimulante para os servidores.
A WeGov dispõe de um Espaço de Aprendizado que faz a inovação acontecer no setor público desde 2015. A startup já atendeu mais de 350 instituições públicas ao longo de seus nove anos de existência.
No Ipem-SP, a empresa já ministrou palestras e cursos ao público interno da autarquia com foco na capacitação voltada aos campos de inovação.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia do Governo de São Paulo, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, que atua em apoio à Cidadania e ao Desenvolvimento Econômico. Fortalecendo o desenvolvimento, o diálogo, e a dignidade no estado de São Paulo, é reconhecido como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação). A instituição promove a IQ (Infraestrutura da Qualidade) fornecendo suporte às empresas e apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias.
Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de instrumento de medição usados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças e taxímetros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica, entre outros. Na vigilância da qualidade, são fiscalizados 540 tipos de produtos regulamentados, como brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, entre outros, assim como produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e nossa página www.ipem.sp.gov.br
Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp