Ipem-SP alerta sobre os cuidados na decoração das festas de fim de ano
Uso seguro de enfeites luminosos e instalações elétricas evita acidentes de consumo nas festas de fim de ano
No mês de dezembro, as decorações das festas de fim de ano estão presentes em casas, ruas e no comércio. A época mais iluminada do ano exige atenção redobrada para evitar acidentes. Nesse contexto, o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, que tem como objetivo promover a confiança nas relações de consumo, alerta para o uso e a instalação de enfeites luminosos, que podem esconder improvisos, adaptações e irregularidades que colocam em risco a segurança da família.
O risco de acidentes envolvendo eletricidade pode afetar crianças e animais de estimação, seja ao manusearem enfeites, ao colocarem plugues de luminárias natalinas na boca ou ao se enroscarem nos fios.
Para garantir uma decoração segura, confira as orientações do Ipem-SP:
- É importante que o consumidor assegure que a decoração luminosa seja instalada com segurança e verifique se os produtos adquiridos são de qualidade, contendo as informações obrigatórias, como os dados do fabricante ou importador, o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e o país de origem. Todas as informações devem estar escritas em português;
- É necessário obedecer às recomendações de cada produto, como instruções de uso, indicações de potência e a referência de tensão, além de evitar o compartilhamento de tomadas e o uso de adaptações;
- Para evitar sobrecarga de energia, busque a orientação de um eletricista para avaliar a capacidade das instalações elétricas;
- Confira a voltagem dos equipamentos que serão ligados;
- Providencie a substituição de fios desencapados;
- Não deixe tomadas ou conexões expostas ao sol ou à chuva;
- Não passe fios por debaixo de tapetes ou por trás de cortinas;
- Não manuseie luzes e enfeites com as mãos ou os pés molhados;
- Estabeleça um horário para ligar e desligar os enfeites luminosos;
- Sempre que sair de casa, desligue todos os equipamentos da tomada. Dessa forma, você evita acidentes e ainda utiliza a energia de maneira consciente.
Orientações sobre a certificação em itens elétricos natalinos
Vale lembrar que nem todos os itens elétricos utilizados em decorações natalinas precisam apresentar o selo de certificação do Inmetro. No caso das extensões elétricas, a certificação não é exigida no cabo, mas sim no plugue e na tomada, que devem conter a marca do Inmetro.
O mesmo critério se aplica aos pisca-piscas. O produto não precisa, necessariamente, apresentar o selo de certificação, sendo obrigatória apenas a certificação do plugue utilizado para a conexão à rede elétrica.
Já os enfeites natalinos não estão sujeitos à certificação do Inmetro. No entanto, quando esses itens possuírem plugue para ligação em tomada, o componente deverá ser certificado, contendo, obrigatoriamente, a marca do Inmetro.
As orientações visam garantir a segurança dos consumidores, especialmente durante o período de maior uso desses produtos, como as festas de fim de ano.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia do Governo de São Paulo, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, que atua em apoio à Cidadania e ao Desenvolvimento Econômico. Fortalecendo o desenvolvimento, o diálogo, e a dignidade no estado de São Paulo, é reconhecido como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação). A instituição promove a IQ (Infraestrutura da Qualidade) fornecendo suporte às empresas e apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias.
Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de instrumento de medição usados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças e taxímetros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica, entre outros. Na vigilância da qualidade, são fiscalizados 540 tipos de produtos regulamentados, como brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, entre outros, assim como produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e nossa página www.ipem.sp.gov.br
Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp


