Ipem-SP apoia o lançamento da ABRIQ no evento “IQ em Foco”
O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, participou do evento “IQ em Foco”, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que foi palco do lançamento oficial da Associação Brasileira da Infraestrutura da Qualidade (ABRIQ). O evento ocorreu na última quinta-feira, 16 de outubro, no Auditório da CNI, em Brasília.
A programação contemplou painéis e mesas-redondas com a participação de representantes do setor público e privado, que debateram temas fundamentais como a Estratégia Nacional de Infraestrutura da Qualidade (ENIQ), desafios do comércio eletrônico, programas de vigilância de mercado e a transformação digital.
O evento marcou um importante passo na consolidação da Infraestrutura da Qualidade no Brasil, com o lançamento da ABRIQ, iniciativa que reforça o protagonismo das instituições comprometidas com a conformidade, segurança e competitividade dos produtos no país.
No evento, o Ipem-SP foi representado pelo assessor de gabinete do Núcleo da Coordenadoria de Projetos (CPROJ) da autarquia, Sanzio Ricardo Rocha Gusmão.
Para conferir mais detalhes quanto a programação completa do evento, acesse https://abriq.org.br/iq-em-foco-programacao/.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia do Governo de São Paulo, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, que atua em apoio à Cidadania e ao Desenvolvimento Econômico. Fortalecendo o desenvolvimento, o diálogo, e a dignidade no estado de São Paulo, é reconhecido como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação). A instituição promove a IQ (Infraestrutura da Qualidade) fornecendo suporte às empresas e apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias.
Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de instrumento de medição usados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças e taxímetros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica, entre outros. Na vigilância da qualidade, são fiscalizados 540 tipos de produtos regulamentados, como brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, entre outros, assim como produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e nossa página www.ipem.sp.gov.br
Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp


