Ipem-SP celebra 58 anos com sistema inovador e inédito para localização de bombas de combustíveis antifraudes e plataforma de cursos on-line gratuitos
Os anúncios foram realizados pelo superintendente do instituto, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, no evento em comemoração dos 58 anos da instituição, com a presença do secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, e diversas autoridades
No dia 24 de abril, data em que completa 58 anos de atuação, o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, anunciou duas importantes iniciativas voltadas à qualificação profissional e à proteção do consumidor: o lançamento da plataforma de cursos on-line do Saber Ipem e de um sistema inovador que permite à população localizar postos com bombas de combustíveis dotadas de tecnologia antifraude.
As novidades foram apresentadas durante a cerimônia de comemoração do aniversário do instituto, na sede da instituição, com a presença do secretário da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Fábio Prieto, da subsecretária de Competitividade e Desenvolvimento Regional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Júlia da Motta, representando o secretário Jorge Lima, do presidente da Associação Comercial de São Paulo, Roberto Mateus Ordine, e do presidente do Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais Não Ferrosos no estado de São Paulo – Siamfesp e conselheiro do Conselho Superior da Indústria da Construção – Consic da Fiesp, representando a Fiesp, Oswaldo Arouca Neto.
O evento reuniu autoridades, entre elas, o secretário de Inovação da Prefeitura de Marília, representando o prefeito Vinícius Camarinha, e a secretária da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos, Nina Barbosa, representando o prefeito de Santos, Rogério Santos, servidores e convidados em um momento simbólico de avanço tecnológico e de ampliação do diálogo com a sociedade.
A plataforma Saber Ipem nasce com a proposta de ser um ambiente digital de aprendizagem voltado à capacitação de servidores públicos, profissionais do setor regulado, estudantes e cidadãos interessados nos temas de metrologia, fiscalização e segurança nas relações de consumo. Os cursos, que serão oferecidos de forma gratuita e acessível, abrangem desde conceitos técnicos até orientações práticas sobre os serviços prestados pelo Ipem-SP.
“O Saber Ipem é uma ferramenta estratégica para compartilhar o conhecimento técnico acumulado ao longo de nossa história, promovendo uma cultura de qualidade, segurança e responsabilidade nas relações de consumo”, destacou o superintendente do instituto, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior.
Já o novo sistema inovador e inédito para localizar bombas medidoras de combustíveis com tecnologia antifraude é voltado diretamente ao consumidor. A ferramenta on-line permitirá que qualquer cidadão, por meio de um mapa digital, encontre postos de combustíveis que utilizam bombas com a chamada “tecnologia antifraude” — dispositivos que impedem alterações indevidas na quantidade de combustível entregue ao consumidor.
A medida visa aumentar a transparência e combater práticas ilícitas, como o fornecimento de volumes inferiores aos pagos pelos motoristas. “Essa é uma conquista importante na luta contra fraudes no setor de combustíveis. Agora, o consumidor terá mais autonomia para escolher postos que garantem mais segurança e confiança”, afirmou o secretário da Justiça e Cidadania.
“Os desafios são grandes, mas o Ipem-SP tem uma trajetória marcada pelo pioneirismo e pela inovação, contando com uma equipe comprometida, que veste a camisa da instituição e deseja fazer a diferença. Nunca se acomodou, sempre esteve na dianteira – e não será diferente agora. O Estado de São Paulo pode confiar que estamos trabalhando diariamente para transformar desafios em oportunidades. Temos plena consciência de nossa responsabilidade de apoiar o setor produtivo, promovendo dignidade, diálogo e desenvolvimento”, explica o superintendente.
Em seu pronunciamento, o presidente do Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais não Ferrosos no Estado de São Paulo (Siamfesp) e representante da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Oswaldo Arouca Neto, exaltou a importância do instituto e a atual gestão. “O Ipem-SP desempenha um papel essencial na vida dos cidadãos e das empresas, garantindo a confiabilidade de produtos e serviços por meio de projetos e atividades dentro dos principais pilares da Infraestrutura da Qualidade e da Vigilância de Mercado. É inegável o impulso transformador que vem sendo implementado na gestão do superintendente Marcos Heleno, com visão estratégica e espírito inovador”.
O presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Roberto Mateus Ordine, desejou sucesso ao Ipem-SP e colocou a associação à disposição da autarquia. “São 58 anos de um trabalho muito importante para a sociedade. Desejo muito sucesso ao Ipem-SP, e quero que vocês saibam que estamos à disposição, usem a nossa entidade”.
A subsecretária de Competitividade e Desenvolvimento Regional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Júlia da Motta, enalteceu a importância do instituto no desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo. “O Ipem-SP é uma grande ferramenta pro desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo. Exalto as estratégias de inovação e competitividade, que fortalecem a abertura de novos mercados internacionais e contribuem para a exportação”.
Por fim, o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto de Souza, demonstrou satisfação com os projetos apresentados. “Fico feliz que o Ipem-SP esteja lançando projetos que ofereçam educação e informação para o consumidor, possibilitando autonomia e segurança nas relações de consumo”.
Após o término da mesa de abertura, foi ministrada uma palestra sobre o tema “Tendências que Impactam as Organizações e a Sociedade”, por Giovanni Pengue Filho, representante da Gartner.
O Ipem-SP, criado em 1967, é responsável pela verificação de instrumentos de medição, fiscalização de produtos com o selo do Inmetro e ações voltadas à proteção do consumidor e da concorrência leal. Ao longo de quase seis décadas, o instituto tem se destacado pela modernização de seus processos e pelo fortalecimento do seu papel como referência em metrologia no Brasil.
As novas iniciativas lançadas no 58º aniversário reforçam o compromisso do Ipem-SP com a inovação, a infraestrutura da qualidade, a transparência, e a educação, alinhando tradição e tecnologia em benefício da sociedade.
Acesse aqui a plataforma Saber Ipem com os cursos on-line gratuitos
Acesse aqui o painel de postos com bombas certificadas e mais seguras
Acesse aqui o discurso do superintendente do Ipem-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior.
O evento teve transmissão online para os empregados públicos das 18 regionais do Ipem-SP no estado. O bolo em comemoração aos 58 anos do Ipem-SP foi doado pelo O Sindicato dos Executores de Metrologia do Estado de São Paulo (Siesmesp).
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo estratégico promover a educação para o consumo, a Infraestrutura da Qualidade no estado de São Paulo, a cidadania e o desenvolvimento econômico. A instituição é reconhecida como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação) e fornece suporte às empresas, apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias.
Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de diversos instrumentos de medição utilizados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças, taxímetros, entre outros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica. Na vigilância da qualidade são fiscalizados mais de 500 tipos de produtos regulamentados, por exemplo, brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, inclusive, são verificados os produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e no formulário na nossa página na internet www.ipem.sp.gov.br
Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp