Ipem-SP contribui para pesquisa sobre controle metrológico de medidores de umidade no Brasil
Foi publicado na revista Acta IMEKO o artigo científico intitulado “Controle legal de medidores de umidade para cereais, grãos e oleaginosas no Brasil”. O estudo apresenta uma análise detalhada do sistema de controle legal dos medidores de umidade utilizados na cadeia produtiva de grãos, destacando o papel do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) na regulamentação, fiscalização e aprimoramento dessa infraestrutura no país.
O artigo, com a participação do Ipem-SP, aborda sobre o processo de regulamentação, fiscalização e controle metrológico dos instrumentos utilizados na cadeia produtiva agrícola. Especificamente, o estudo analisa o desenvolvimento e o atual panorama do controle legal dos medidores de umidade de cereais, grãos e oleaginosas no Brasil, com destaque para a atuação do Inmetro, seus procedimentos de aprovação de tipo, verificações iniciais e posteriores, além do uso de laboratórios e demais entidades delegadas na fiscalização.
O texto também discute as ações necessárias para garantir a precisão das medições, que são essenciais para assegurar a qualidade dos produtos, evitar distorções econômicas, facilitar o comércio justo e coibir práticas ilegais ou imprecisas que possam comprometer o mercado.
Fábio Nakashima, especialista de Metrologia e Qualidade, e também diretor de divisão do Centro de Ensaios (CIENS) do Departamento de Metrologia Cientifica e Industrial (DMCI), e Luiz Yassuhiro Takenami Kanzaki, especialista em Metrologia Legal do Centro de Calibração (CICAL) do mesmo departamento, participaram do material produzido por Bruno Amado Rodrigues Filho e Rafael Farias, do Inmetro, contribuindo com suas experiências e conhecimentos técnicos.
Acesse o artigo na íntegra, clique aqui!
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo estratégico promover a educação para o consumo, a Infraestrutura da Qualidade no estado de São Paulo, a cidadania e o desenvolvimento econômico. A instituição é reconhecida como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação) e fornece suporte às empresas, apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias.
Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de diversos instrumentos de medição utilizados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças, taxímetros, entre outros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica. Na vigilância da qualidade são fiscalizados mais de 500 tipos de produtos regulamentados, por exemplo, brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, inclusive, são verificados os produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e no formulário na nossa página na internet www.ipem.sp.gov.br
Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp


