Ipem-SP destaca papel da Infraestrutura da Qualidade na competitividade digital durante seminário em Vitória/ES
No 1º Seminário de Excelência Industrial 2025, realizado em Vitória/ES, na quarta-feira, 9 de julho, o superintendente do Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (Ipem-SP), Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, conduziu a palestra "Infraestrutura da Qualidade: Competitividade no Mundo Digital", reforçando a importância de sistemas robustos de metrologia, normalização, avaliação da conformidade e acreditação como base para o avanço tecnológico e a competitividade da indústria nacional.
O seminário, que se consolida como um marco para o setor industrial brasileiro, reuniu pela primeira vez três pilares estratégicos — Manutenção, Metrologia e Qualidade — em um único evento, promovendo o fortalecimento da eficiência, da segurança e da modernização do parque industrial do país.
Em sua apresentação, Marcos Heleno destacou como a digitalização e a Indústria 4.0 exigem uma infraestrutura da qualidade ainda mais integrada, ágil e confiável. “A competitividade no mundo digital não depende apenas de inovação tecnológica, mas de confiança nos processos, nos dados e nos resultados. E essa confiança se constrói com um sistema de infraestrutura da qualidade sólido, alinhado aos padrões internacionais”, afirmou.
O evento também integrou a Jornada do Lançamento 2025, voltada à movimentação e elevação de cargas industriais com foco em segurança, precisão e eficácia operacional. Ao longo de dois dias, participantes de diferentes regiões do país tiveram acesso gratuito a conteúdos técnicos, painéis temáticos, demonstrações práticas e oportunidades de networking, consolidando o seminário como um espaço estratégico para a valorização da competência técnica que move o Brasil.
O seminário foi um espaço de conexão entre especialistas, empresas públicas e privas, e profissionais, onde a troca de experiências e o acesso a práticas atualizadas tinham como finalidade elevar o nível técnico e promovem um novo patamar de excelência no segmento.
A participação do Ipem-SP reforça seu compromisso com a inovação, a excelência técnica e a modernização contínua dos processos metrológicos, contribuindo diretamente para a competitividade e segurança da indústria nacional.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo estratégico promover a educação para o consumo, a Infraestrutura da Qualidade no estado de São Paulo, a cidadania e o desenvolvimento econômico. A instituição é reconhecida como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação) e fornece suporte às empresas, apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias.
Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de diversos instrumentos de medição utilizados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças, taxímetros, entre outros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica. Na vigilância da qualidade são fiscalizados mais de 500 tipos de produtos regulamentados, por exemplo, brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, inclusive, são verificados os produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e no formulário na nossa página na internet www.ipem.sp.gov.br
Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp