Ipem-SP discute parcerias estratégicas com o Governo de Santa Catarina
Na última quarta-feira, 30 de abril, o superintendente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, e o presidente do Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro-SC), Alexandre Soratto, participaram de reunião com o secretário de Estado da Administração de Santa Catarina, Vânio Boing, em Florianópolis.
O encontro teve como foco o fortalecimento da cooperação entre São Paulo e Santa Catarina nas áreas de metrologia legal, qualidade de produtos e serviços, e na gestão pública eficiente. Um dos principais temas debatidos foi a integração entre os estados por meio do compartilhamento de experiências e tecnologias aplicadas à área de fiscalização, controle e inovação em compras públicas.
Durante a reunião, foi destacado o papel do Programa Compras SC, iniciativa do governo catarinense que visa modernizar os processos de aquisição de bens e serviços, com foco em transparência, economicidade e desenvolvimento regional. O Ipem-SP apresentou cases de boas práticas aplicadas no estado de São Paulo que podem ser adaptadas à realidade catarinense, especialmente no que se refere à avaliação da conformidade de produtos adquiridos pela administração pública.
Para o superintendente do Ipem-SP, a parceria entre os institutos representa uma oportunidade de elevar os padrões de qualidade nas compras governamentais: “A integração entre estados fortalece as políticas públicas e permite mais eficiência na entrega de serviços ao cidadão. A troca de experiências com Santa Catarina é extremamente positiva para São Paulo”, afirmou.
O presidente Soratto destaca que a cooperação com outros estados está nas diretrizes do Governador Jorginho Mello. “A implementação da segurança metrológica nas compras do Governo de São Paulo, assim como vem ocorrendo em Santa Catarina, vai trazer mais economia para os cofres públicos além da justa concorrência nos processos licitatórios”.
A aproximação entre os institutos também visa fomentar o uso da metrologia, da inovação e da infraestrutura da qualidade como ferramentas estratégicas para a gestão pública, assegurando que os produtos adquiridos com recursos públicos atendam às normas técnicas e à segurança exigida.