Ipem-SP e Abendi fortalecem a conformidade e a proteção ao consumidor com a Certificação de Pessoas no Estado de São Paulo
Nova portaria estabelece certificação obrigatória para técnicos de bombas medidoras de combustíveis líquidos, reforçando a segurança e a conformidade nas medições
Nesta quarta-feira, 16 de julho, o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) assinou, em sua sede, uma nova portaria que estabelece a certificação obrigatória para técnicos que atuam na manutenção de bombas medidoras de combustíveis líquidos. A medida visa reforçar a conformidade técnica, a segurança das medições e a proteção do consumidor. A cerimônia contou com a presença da diretoria da Abendi (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção), parceira do instituto na implementação do programa de certificação de pessoas, da Remesp (Rede Metrológica do Estado de São Paulo), e da indústria.
"A nova regulamentação marca um importante avanço no fortalecimento da infraestrutura da qualidade no estado de São Paulo, alinhando-se aos padrões da Indústria 4.0 e às melhores práticas internacionais. A ação conjunta entre Ipem-SP e Abendi tem como objetivo principal garantir que os profissionais responsáveis pela manutenção e verificação de bombas medidoras estejam devidamente qualificados e certificados, prevenindo fraudes metrológicas e assegurando maior confiança nas medições feitas nos postos de combustíveis", explica o superintendente do Ipem-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior.
Acesse aqui a publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
Certificação de Pessoas: reconhecimento de competências profissionais
A Certificação de Pessoas é um processo estruturado de avaliação formal das competências de um profissional. Por meio dele, um organismo de certificação acreditado pelo Inmetro, conforme a norma ABNT NBR ISO/IEC 17024, atesta que o indivíduo possui as habilidades técnicas exigidas para o exercício de determinada função. No caso das bombas medidoras, esse processo garante que os técnicos estão aptos a operar, calibrar e manter os equipamentos dentro das normas técnicas exigidas.
Essa certificação é considerada de “terceira parte”, ou seja, é concedida por um organismo independente, garantindo isenção, imparcialidade e confiabilidade no processo. Além disso, agrega valor à mão de obra qualificada, aumenta a competitividade no mercado e contribui para a melhoria contínua dos serviços prestados à população.
Parceria estratégica com foco na qualidade
A Abendi, parceira estratégica do Ipem-SP, oferece serviços de qualificação e certificação de pessoas em diversas áreas técnicas. Com reconhecimento nacional e internacional, a associação colabora com o desenvolvimento profissional e a padronização das competências exigidas pelo setor produtivo.
O novo projeto, voltado especificamente para a certificação de técnicos em bombas medidoras, é um passo decisivo na valorização do profissional e na proteção dos direitos do consumidor.
A iniciativa também fortalece as ações educativas do Ipem-SP, que buscam ampliar o conhecimento da sociedade sobre a importância da certificação profissional na avaliação da conformidade de produtos e serviços.
Processo de Certificação de Pessoas
A acreditação de Organismos de Certificação de Pessoas é realizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), conforme os requisitos estabelecidos na norma ABNT NBR ISO/IEC 17024, marco importante para a padronização dos processos de Certificação de Pessoas no país. Publicada no Brasil em 2004, essa norma, com suas revisões ao longo do tempo, em conjunto a atuação do Inmetro, como acreditador de organismos certificadores de pessoas, contribuiu para estabelecer um padrão de qualidade e garantir a imparcialidade no estabelecimento e desenvolvimento dos esquemas de certificação. Os programas de certificações de pessoas desenvolvidos conforme ABNT ISO 17024 são conhecidos como certificações de “terceira parte”, pois são desenvolvidos por instituições distintas da entidade empregadora.
No Processo de Certificação, o candidato, após a inscrição, realiza exames escritos e/ou práticos, para avaliação do seu desempenho profissional como forma de comprovar suas habilidades na atividade exercida, assegurando que o trabalhador atenda aos requisitos de competência especificados. Logo após, a decisão sobre a certificação é seguida pela entrega do certificado ou por uma nova avaliação, caso seja necessário.
Para ter acesso completo à lista de Organismos de Certificação de Pessoas acreditados pelo Inmetro, acesse http://www.inmetro.gov.br/organismos/resultado_consulta.asp
Mais informações
Para ampliar o alcance da iniciativa, o Ipem-SP também divulgou um vídeo explicativo sobre a Certificação de Pessoas. O conteúdo orienta a população sobre como esse processo contribui para a segurança e confiabilidade dos serviços técnicos.
Assista aqui https://youtu.be/F7yRZQA08js?si=8K_Qvtn_DBCsTDka