Ipem-SP e Ciesp unem-se em Presidente Prudente para discutir a competitividade da indústria regional
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) promoveram, na última terça-feira, 7 de outubro, o workshop "Infraestrutura da Qualidade e Indústria Mais Competitiva". O evento, realizado na sede do Ciesp de Presidente Prudente, reuniu empresários e representantes do setor produtivo para debater o futuro e a competitividade da indústria na região.
A palestra principal foi conduzida pelo superintendente do Ipem-SP, Marcos Guerson, que abordou como a infraestrutura da qualidade, um sistema que engloba metrologia, normalização e avaliação da conformidade, é uma ferramenta estratégica para o crescimento das empresas. Guerson apresentou a visão de um "Novo Ipem para um Novo Século" , focado em responder às demandas do mercado e do "Consumidor 4.0". Este novo perfil de cliente busca consumir de empresas alinhadas com seus valores pessoais e que se preocupam com o meio ambiente e o bem-estar social da comunidade.
Durante o encontro, foi aprofundado o conceito de "Regulamentação Responsiva" , uma abordagem que entende que a finalidade de um regulamento é a mudança de comportamento e busca ser mais eficaz que o tradicional modelo de "comando e controle". O superintendente do Ipem explicou que este modelo se baseia em uma "pirâmide da regulação" , que prioriza o diálogo, a educação e a persuasão antes da aplicação de penalidades. O objetivo é fortalecer o polo industrial de Presidente Prudente e região, utilizando o rigor metrológico e as normas técnicas para otimizar processos, reduzir desperdícios e promover a inovação.
O evento destacou o papel central do Ipem-SP dentro do Ecossistema de Inovação e Competitividade do estado, atuando em conjunto com os quatro pilares da sociedade: o setor produtivo, o governo, a sociedade civil e as instituições de ensino e pesquisa. A iniciativa faz parte de uma série de "Diálogos com as Associações Comerciais" que o Ipem-SP tem promovido em diversas cidades, como Araraquara, Bauru, Marília, Santos e São Carlos, para levar orientação e apoiar o desenvolvimento local.
A parceria entre o Ipem-SP e o Ciesp reforça o compromisso de ambas as instituições em criar um diálogo construtivo para impulsionar a adoção de boas práticas e políticas de incentivo que garantam o crescimento sustentável da indústria paulista.
Ciesp
O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) é uma das mais importantes entidades de representação do setor produtivo industrial paulista. Com diretorias regionais por todo o estado, a entidade atua na defesa dos interesses da indústria e no fomento de um ambiente de negócios competitivo e propício à inovação. Por meio da organização de eventos e parcerias com órgãos governamentais, o Ciesp promove o diálogo sobre temas estratégicos e apoia as empresas na busca por maior eficiência e crescimento sustentável.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia do Governo de São Paulo, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, que atua em apoio à Cidadania e ao Desenvolvimento Econômico. Fortalecendo o desenvolvimento, o diálogo, e a dignidade no estado de São Paulo, é reconhecido como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação). A instituição promove a IQ (Infraestrutura da Qualidade) fornecendo suporte às empresas e apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias.
Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de instrumento de medição usados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças e taxímetros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica, entre outros. Na vigilância da qualidade, são fiscalizados 540 tipos de produtos regulamentados, como brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, entre outros, assim como produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e nossa página www.ipem.sp.gov.br
Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp