Ipem-SP é reconhecido em premiação nacional durante a Plenária da RBMLQ-I, em Salvador
Iniciativas nas categorias Técnica, Gestão e Linguagem Simples foram premiadas durante a programação da Plenária 2025. Com o evento, o Inmetro levou a Salvador discussões estratégicas sobre qualidade, consumo e inovação
Premiado nacionalmente no âmbito da Inovação, o Ipem-SP marcou presença na Plenária da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro (RBMLQ-I) 2025, evento realizado no período de 16 a 18 de junho, na capital baiana de Salvador, na região nordeste do país. Reconhecimento, criatividade e inspiração marcaram a programação da Plenária, com a entrega do 1º Prêmio Nacional de Inovação da RBMLQ-I, que contemplou três categorias: Técnica, Gestão e Linguagem Simples, reconhecendo os projetos mais inovadores em cada uma delas.
O Ipem-SP levou a premiação na categoria Gestão, com a criação de critérios objetivos para a identificação de postos de combustíveis com maior risco de irregularidades metrológicas, projeto coordenado por Daniel Esteves Santana, diretor de divisão do Centro de Certificação (ACERT), do Departamento de Avaliação e Certificação (DACE) da autarquia. Na entrega do prêmio, ao longo do evento da Plenária, Daniel foi representado pelo diretor do DACE, Paulo Henrique de Lima Brito.
“Receber esse prêmio, logo na primeira edição, reforça que é possível inovar na gestão pública com criatividade, estratégia e foco em resultados concretos para a sociedade”, afirmou Daniel.
O Prêmio Nacional de Inovação da RBMLQ-I foi criado para promover a valorização de soluções que aprimoram processos técnicos e de gestão, incentivam o uso de linguagem simples e estimulam o compartilhamento de boas práticas entre os órgãos delegados. Do Ipem-SP, representaram a autarquia no evento, o superintendente Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, e o diretor do DACE, Paulo Henrique de Lima Brito.
Acesse aqui e saiba quais foram as instituições premiadas nas demais categorias do 1º Prêmio Nacional de Inovação da RBMLQ-I na Plenária 2025.
A Plenária da RBMLQ-I 2025
Sediada em Salvador, na Bahia, a Plenária da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade 2025 reuniu dirigentes, especialistas e técnicos dos 24 órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), além de representantes das superintendências regionais e das diretorias do Instituto, com o objetivo de fortalecer a rede, promovendo o alinhamento institucional.
A Plenária é considerada um dos momentos mais estratégicos da agenda institucional do Inmetro, servindo para alinhar diretrizes, apresentar resultados, debater desafios e propor avanços nos serviços prestados pela Rede em todo o país. Os participantes foram recebidos pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro).
Um dos grandes destaques da Plenária deste ano foi a construção de uma agenda nacional de prioridades para a atuação da RBMLQ-I. A programação contemplou debates sobre transformação digital, sustentabilidade e inteligência artificial, temas que têm se mostrado cada vez mais essenciais para a modernização dos serviços públicos, o fortalecimento da indústria nacional e a proteção dos direitos dos consumidores.
Na Plenária, a Coordenação-Geral da RBMLQ-I (Cored), apresentou os resultados e as novas diretrizes para os Órgãos Delegados, além de atualizações sobre os Sistemas da RBMLQ-I, com destaque para o Sistema de Gestão Integrada (SGI). As atividades incluem a realização das Câmaras Setoriais, que ocorrerão simultaneamente, organizadas por temas específicos das áreas técnicas, operacionais e de gestão.