Ipem-SP integra operação de força tarefa especial em estabelecimentos de ferro velho, em Praia Grande
Tendo como foco primordial o combate às atividades ilícitas, a ação reuniu equipes de diversas forças de segurança, fiscalização e órgãos técnicos
O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, que tem como objetivo promover a confiança nas relações de consumo, participou na última quarta-feira, 12 de março, de operação de força tarefa integrada em estabelecimentos de ferro velho, em Praia Grande, município da Baixada Santista, no litoral paulista. Visando a coibição da receptação de produtos roubados ou furtados, a ação reuniu equipes de diversas forças de segurança, fiscalização e órgãos técnicos.
Tendo como foco primordial o combate às atividades ilícitas e o fortalecimento da ordem pública, a ação teve como objetivo promover a fiscalização dos estabelecimentos que realizam vendas de materiais diversos conhecidos como “ferro velho” ou “sucata”, em razão dos indicadores criminais vinculados aos furtos e roubos na cidade de Praia Grande.
A ação aconteceu nos estabelecimentos da cidade que funcionam irregularmente no período noturno, momento em que materiais de procedência ilícita são levados para serem vendidos ou trocados.
No decorrer da operação, a equipe do Ipem-SP esteve em sete estabelecimentos, seis deles foram lacrados e suas atividades encerradas por falta de documentação. A equipe da autarquia também realizou seis apreensões de balanças que estavam sendo utilizadas sem Portaria de Aprovação de Modelos de Instrumentos de Medição (PAM), estabelecida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Entre os locais fiscalizados, quatro partes foram conduzidas à Delegacia de Polícia, sendo: três responsáveis por locais com ligações clandestinas de água, e um responsável por local com material de receptação (fiação-vivo).
A força tarefa especial, contou com a participação de equipes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Prefeitura, representantes de empresas concessionárias de serviços, e do Ipem-SP, equipe integrante da Unidade Regional de Santos (RSANT).
A participação de todas as entidades envolvidas na execução da operação, foi um esforço conjunto focado em obter e manter a ordem pública, bem como a preservação da segurança e tranquilidade da população.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo estratégico promover a educação para o consumo, a Infraestrutura da Qualidade no estado de São Paulo, a cidadania e o desenvolvimento econômico. A instituição é reconhecida como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação) e fornece suporte às empresas, apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias.
Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de diversos instrumentos de medição utilizados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças, taxímetros, entre outros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica. Na vigilância da qualidade são fiscalizados mais de 500 tipos de produtos regulamentados, por exemplo, brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, inclusive, são verificados os produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e nossa página www.ipem.sp.gov.br
Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp