Ipem-SP marca presença na Innovation Week 2025 em São José dos Campos
Superintendente do instituto mediou painel sobre qualidade na indústria e diretor do LIQ participou da Jornada de Negócios
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia do Governo do Estado vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, participa da Innovation Week 2025, entre os dias 19 e 21 de agosto, no Parque de Inovação Tecnológica (PIT), em São José dos Campos.
Com estande próprio no evento, próximo do auditório principal, o Ipem-SP convida o público a conhecer de perto suas ações voltadas à inovação e à Infraestrutura da Qualidade, com destaque para o trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Infraestrutura da Qualidade (LIQ), unidade localizada no próprio PIT.
Na programação oficial, o instituto teve participação ativa no painel “Qualidade do futuro: confiança para uma indústria sustentável”, que foi realizado na terça-feira, 19 de agosto. A mediação ficou a cargo do superintendente do Ipem-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, que conduziu a discussão ao lado de representantes da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) e Remesp (Rede Metrológica do Estado de São Paulo). O painel abordou como a confiança nas medições, normas e certificações é essencial para impulsionar uma indústria mais inovadora, segura e sustentável.
Além disso, o diretor do LIQ, André de Moraes, participou da Rodada de Negócios do evento, reforçando a atuação do instituto em ambientes colaborativos que fomentam tecnologia, inovação e qualidade.
“A presença do Ipem-SP na Innovation Week 2025 reforça a importância da Infraestrutura da Qualidade — metrologia, normas técnicas e certificação — como base na inovação. Participar do evento aproxima o instituto do setor produtivo e mostra seu papel no apoio a soluções tecnológicas seguras, confiáveis e em conformidade com padrões de qualidade”, explica Marcos Heleno.
A Innovation Week, promovida pelo PIT chega à sua 12ª edição em 2025 com o tema “Espie o Futuro”, reunindo especialistas, empreendedores, investidores e representantes do setor público em discussões sobre cidades inteligentes, ciência, agrotech, saúde, varejo e sustentabilidade.
Para mais informações sobre o LIQ do Ipem-SP https://www.ipem.sp.gov.br/index.php/liq
Sobre a Innovation Week
Considerada um dos principais eventos de tecnologia e empreendedorismo do país, a Innovation Week 2025 reúne startups, empresas, investidores, pesquisadores e representantes do setor público em três dias de intensa programação.
Serão mais de 40 estandes com soluções inovadoras e uma agenda repleta de palestras, painéis, oficinas, rodadas de negócios e competições que fortalecem o ecossistema empreendedor.
Entre os destaques estão o Prêmio Cabra de Ouro, que reconhece scale-ups em ascensão; o Empreend’Elas, com foco no protagonismo feminino; e o Pitch Reverso, em que grandes empresas apresentam seus desafios a startups.
A programação ainda inclui debates sobre inteligência artificial, cidades inteligentes, segurança digital, sustentabilidade e economia criativa. Parte do conteúdo será transmitida pelo PITCAST, podcast oficial do evento.
A expectativa é reunir mais de 100 palestrantes e promover mais de 300 rodadas de negócios.
Para outras informações, acesse a programação completa em: https://innovationweeksjc.com.br
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo estratégico promover a educação para o consumo, a Infraestrutura da Qualidade no estado de São Paulo, a cidadania e o desenvolvimento econômico. A instituição é reconhecida como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação) e fornece suporte às empresas, apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias.
Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de diversos instrumentos de medição utilizados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças, taxímetros, entre outros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica. Na vigilância da qualidade são fiscalizados mais de 500 tipos de produtos regulamentados, por exemplo, brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, inclusive, são verificados os produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e no formulário na nossa página na internet www.ipem.sp.gov.br
Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp