Ipem-SP ministra palestra no 3º Fórum Nacional de Iluminação Urbana
Responsabilidades administrativas, civis e criminais em projetos de iluminação urbana, foram temas de palestra do Ipem-SP, para o painel “Desafios Jurídicos e Regulatórios”, durante o 3º Fórum Nacional de Iluminação Urbana, evento realizado nesta terça-feira, 28 de agosto, no Centro Brasileiro Britânico (CBB), em Pinheiros, na capital. A palestra foi ministrada pelo diretor do Departamento de Metrologia e Qualidade (DMQA) da autarquia, Jefferson Kovachich de Oliveira.
Promovido pela ABCIP (Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Iluminação Pública), ABILUX (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação) e ABRASI (Associação Brasileira de Empresas de Serviços de Iluminação Urbana), o evento reuniu especialistas, gestores públicos e empresários para discutir tendências, avanços tecnológicos e regulamentações que impactam a infraestrutura urbana no setor de iluminação pública brasileiro, além de trazer soluções e tendências que estão transformando o setor, com foco na modernização e inteligência aplicada.
Propiciando ao público atualização e networking com os principais nomes do setor, o fórum trouxe painéis com palestras diversas abordando temas fundamentais como cenários atuais e perspectivas; atributos da indústria nacional; aspectos jurídicos e regulatórios; inovação tecnológica e gestão inteligente; eficiência energética e sustentabilidade; relação entre iluminação urbana e segurança pública; efeitos das mudanças climáticas, e boas práticas e soluções sustentáveis para o desenvolvimento urbano.
Para conferir mais detalhes sobre o evento, programação completa e palestrantes, acesse https://www.forum-ip.com.br/
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo estratégico promover a educação para o consumo, a Infraestrutura da Qualidade no estado de São Paulo, a cidadania e o desenvolvimento econômico. A instituição é reconhecida como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação) e fornece suporte às empresas, apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias.
Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de diversos instrumentos de medição utilizados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças, taxímetros, entre outros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica. Na vigilância da qualidade são fiscalizados mais de 500 tipos de produtos regulamentados, por exemplo, brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, inclusive, são verificados os produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e no formulário na nossa página na internet www.ipem.sp.gov.br
Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp