Ipem-SP participa da 4ª Feira para a Indústria de Lácteos, a Forlac
Equipe do Ipem-SP participou, no período de 27 a 29 de maio, da 4ª Feira para a Indústria de Lácteos, a Forlac, evento promovido na cidade de Lambari, situada no sul de Minas Gerais.
O evento é considerado a maior feira do setor de laticínios do Brasil, reúne mais de 140 expositores com as últimas inovações em tecnologia, equipamentos e ingredientes para a indústria de laticínios.
A feira proporciona também uma série de palestras e workshops com especialistas renomados, abordando temas como sustentabilidade, inovação e eficiência na produção, além de oportunidades para tratamento de negócios e networking com profissionais de todo o país.
Do Ipem-SP, participaram do evento, o diretor do Departamento de Metrologia Científica e Industrial (DMCI), Alexandre Sobral; o diretor de divisão Centro de Medições e Verificações Especiais (CIMVE) do DMCI, Marcelo de Almeida e Silva; os gestores das regionais de São Carlos (RSCAR) e Araraquara (RARAR), respectivamente Ricardo da Silva Leite e Claudia Donha Campos Gaspari; e equipe técnica da RSCAR, Tania Mara Vasconcelos Silva e Wanderval Ramos Santos Filho.
A Forlac
Novas técnicas de pasteurização rápida mantêm a qualidade do leite enquanto reduzem os riscos de contaminação. Outros processos, como a microfiltração, melhoram a segurança e a durabilidade do produto.
Equipamentos avançados permitem análises rápidas e precisas do leite garantindo que os padrões de qualidade sejam atendidos. Isso inclui testes para detectar antibióticos, bactérias e outros contaminantes.
Tecnologias para armazenamento, como tanques de resfriamento de alta capacidade, garantem que o leite permaneça fresco por mais tempo. Sistemas de distribuição eficientes também reduzem o tempo entre a ordenha e a entrega ao consumidor.
Essas tecnologias que estarão presentes na FORLAC 2025 contribuem para uma indústria mais produtiva, segura e sustentável, beneficiando produtores, consumidores e o meio ambiente.