Ipem-SP participa da inauguração do Laboratório de Ensaios de Módulos Fotovoltaicos do Inmetro
Estrutura amplia a capacidade nacional de testes e certificações de módulos fotovoltaicos e fortalece a indústria de energias renováveis
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), representado por seu superintendente Marcos Heleno Guerson, participou da inauguração do Laboratório de Ensaios de Módulos Fotovoltaicos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O evento foi realizado na última terça-feira, 22 de julho, no campus do Inmetro em Xerém, no Rio de Janeiro, e reuniu autoridades, representantes de órgãos delegados e profissionais do setor de energia e metrologia.
A iniciativa conta com a parceria do Instituto Nacional de Energia Limpa (INEL) e fortalece a infraestrutura nacional de ensaios de produtos que compõem os sistemas de geração de energia solar fotovoltaica, sendo o laboratório, um marco para o fortalecimento da qualidade e da confiabilidade do setor solar brasileiro.
Durante o evento, o Inmetro e o INEL celebraram acordo de cooperação que prevê a capacitação técnica, suporte à operação e manutenção inicial do sistema, fortalecendo a infraestrutura de testes e certificações no país.
A parceria firmada representa uma ação concreta de fortalecimento da qualidade da matriz solar brasileira, com reflexos positivos na política industrial, no ambiente regulatório, na atração de investimentos em energias renováveis e na imagem do Brasil no cenário internacional.
Estiveram também presentes no evento diretores, coordenadores e servidores do Inmetro, além de diretores do INEL, o presidente do Comitê Gestor dos Órgãos Delegados do Inmetro e das Superintendências (CGDIS) e presidente do Instituto de Qualidade Industrial do Maranhão – INMEQ, Eliel Gama.
Impactos esperados para a indústria nacional
Os impactos estruturais são significativos para o setor produtivo brasileiro. A presença do equipamento no Inmetro reforça a confiança na conformidade técnica dos produtos comercializados, estimulando novos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), a instalação de laboratórios privados e centros de testes, fomentando o desenvolvimento da indústria nacional.
“Essa estrutura reforça a soberania tecnológica do Brasil no setor de energias renováveis e coloca o Inmetro em posição de destaque para apoiar a indústria nacional, tanto na inovação quanto no controle da concorrência desleal”, afirmou João Nery, diretor de Avaliação da Conformidade do Inmetro.
A entrada recorrente de módulos fotovoltaicos com potência inferior à declarada representa um risco à estabilidade e à credibilidade do setor, prejudicando empresas idôneas e distorcendo os preços do mercado. O novo equipamento será um instrumento estratégico de defesa comercial e técnica, alinhado aos princípios de concorrência leal e integridade do setor elétrico.
Com imagem e informações do Inmetro