Ipem-SP participa da inauguração do novo Centro de Inovação e Tecnologia de Santo André
O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, que tem como objetivo promover a confiança nas relações de consumo, participou nesta terça-feira, 25 de novembro, da inauguração do Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (Cite), nova sede do Parque Tecnológico de Santo André. A cerimônia marcou um passo importante para o fortalecimento do ecossistema de inovação no ABC Paulista, reunindo autoridades estaduais e municipais, pesquisadores, empresários e representantes de instituições estratégicas.
O Delegado Regional de Santo André do Ipem-SP, Nestor Giacomelli Lyrio, esteve presente representando a instituição e reforçando o compromisso do órgão com o desenvolvimento tecnológico aliado à qualidade e segurança nas relações de mercado. O evento também contou com a presença do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan; do prefeito de Santo André, Gilvan Pereira; e do Secretário de Desenvolvimento e Geração de Empregos, Evandro Banzatto. As autoridades destacaram o papel do Cite como hub de inovação e propulsor de novos projetos de pesquisa aplicada, empreendedorismo e formação de talentos.
Localizado na Rua Visconde de Taunay, 70, o novo espaço foi planejado para estimular a colaboração entre universidades, empresas e o poder público, consolidando Santo André como referência em tecnologia e modernização econômica. A inauguração representa mais um passo na estratégia do município de retomar sua vocação inovadora, fortalecendo iniciativas que promovam competitividade, geração de empregos e atração de investimentos. Com a abertura do Cite, o Parque Tecnológico ganha uma infraestrutura adequada para impulsionar soluções que conectem ciência, mercado e sociedade.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia do Governo de São Paulo, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, que atua em apoio à Cidadania e ao Desenvolvimento Econômico. Fortalecendo o desenvolvimento, o diálogo, e a dignidade no estado de São Paulo, é reconhecido como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação). A instituição promove a IQ (Infraestrutura da Qualidade) fornecendo suporte às empresas e apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias.
Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de instrumento de medição usados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças e taxímetros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica, entre outros. Na vigilância da qualidade, são fiscalizados 540 tipos de produtos regulamentados, como brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, entre outros, assim como produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e nossa página www.ipem.sp.gov.br
Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp


