Ipem-SP participa de evento na Fiesp para discutir combate a fraudes no comércio de bens e serviços
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, participou, na quarta-feira, 13 de agosto, da segunda edição do evento “Desbravando Caminhos para o Comércio de Bens e Serviços Sem Fraudes”, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista.
Durante o encontro, que reuniu representantes de entidades públicas e privadas, o Ipem-SP integrou o painel voltado ao setor público, ao lado de especialistas do Inmetro, Receita Federal, Procon-SP, ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) e Receita Federal.
O superintendente do Ipem-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, apresentou reflexões sobre o papel do instituto na garantia de um mercado mais justo e confiável.
Em sua fala, Guerson destacou o perfil do consumidor 4.0 — mais informado, exigente e conectado — e reforçou a importância de uma infraestrutura da qualidade robusta, que envolva metrologia, normalização, acreditação e avaliação da conformidade, como base para um ambiente de consumo seguro.
Ele também abordou as ações de vigilância de mercado desenvolvidas pelo Ipem-SP, com foco no combate a fraudes, na fiscalização de produtos e na verificação de instrumentos de medição, como balanças e bombas medidoras de combustíveis. O objetivo, segundo ele, é claro: promover a confiança nas relações de mercado, protegendo tanto os consumidores quanto as empresas que atuam dentro da legalidade.
Guerson ressaltou ainda a presença do Ipem-SP em todo o território estadual, com 18 regionais responsáveis pelo atendimento dos 645 municípios paulistas, garantindo capilaridade e agilidade na execução de suas atividades fiscalizatórias e técnicas.
O superintendente do Ipem-SP finalizou sua apresentação abordando a importância da regulamentação responsiva.
A fala de Marcos Heleno reforçou o compromisso do Ipem-SP com a construção de um ambiente regulatório que valorize boas práticas, iniba fraudes e respeite o cidadão e os empresários que atuam corretamente.
O objetivo do debate foi promover o alinhamento de ações e estratégias para combater práticas ilícitas que afetam diretamente o setor produtivo e o consumidor final.
De acordo com dados do Anuário Mercados Ilícitos Transnacionais em São Paulo, publicado pela Fiesp, os nove principais mercados ilegais no estado movimentaram cerca de R$ 113 bilhões entre 2017 e o primeiro semestre de 2022, com uma alta média anual de 7,6%. A indústria de metrologia legal também sofre com esse cenário: estima-se que aproximadamente 100 mil balanças comerciais sem aprovação do Inmetro sejam vendidas anualmente no Brasil, o que representa cerca de 50% do mercado — além de irregularidades envolvendo bombas de combustível, termômetros e pesos padrão.
O evento, promovido pela Associação Brasileira de Pesos e Medidas (Abrapem) e pela Rede Metrológica do Estado de São Paulo (Remesp), reforçou a necessidade de união entre órgãos de fiscalização, entidades representativas e a iniciativa privada para criar um ambiente de negócios mais ético, seguro e competitivo no país.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo estratégico promover a educação para o consumo, a Infraestrutura da Qualidade no estado de São Paulo, a cidadania e o desenvolvimento econômico. A instituição é reconhecida como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação) e fornece suporte às empresas, apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias.
Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de diversos instrumentos de medição utilizados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças, taxímetros, entre outros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica. Na vigilância da qualidade são fiscalizados mais de 500 tipos de produtos regulamentados, por exemplo, brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, inclusive, são verificados os produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e no formulário na nossa página na internet www.ipem.sp.gov.br
Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp