Ipem-SP participa de operação conjunta de combate às fraudes em postos de combustíveis no Rio de Janeiro
No total, foram fiscalizados dez postos de combustíveis distribuídos pelas cidades do Rio de Janeiro, São Gonçalo, Niterói e Itaboraí
O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, que tem como objetivo promover a confiança nas relações de consumo, em conjunto com equipes de fiscalização de diversos outros órgãos fiscalizadores, participou de operação especial de combate às fraudes em postos de combustíveis, em munícipios do estado do Rio de Janeiro, no período de 17 a 21 de fevereiro. Entre as cidades fiscalizadas, a capital carioca, São Gonçalo, Niterói e Itaboraí.
A operação especial conjunta foi realizada entre equipes de fiscalização do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Instituto de Pesos e Medidas do Rio de Janeiro (Ipem-RJ), Águas do Rio (Companhia de Água e Esgoto), Departamento de Polícia do Meio Ambiente (DPMA) e a Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais (SUPCCA).
Durante a operação, as equipes de fiscalização do Ipem-SP e os demais órgãos envolvidos, estiveram em dez postos de combustíveis. Na capital carioca, foram fiscalizados cinco estabelecimentos, sendo um deles, posto situado no bairro Olaria, onde foi encontrada fraude no cabo de ligação entre as placas eletrônicas.
Em outro posto, situado no bairro Vista Alegre, três ilhas de abastecimento foram interditadas por utilizarem placas adulteradas, por meio da utilização de dispositivos microcontroladores nas placas eletrônicas.
Na cidade de São Gonçalo, dois postos foram fiscalizados, um deles localizado no bairro de Tribobó, onde também foram encontrados microcontroladores nos cabos de pulser. Mais dois postos na cidade de Niterói e um em Itaboraí, também foram fiscalizados, todos entretanto sem irregularidades.
A operação demonstra o empenho do Ipem-SP em conjunto com as demais autoridades e instituições envolvidas, prezando por práticas comerciais justas, assegurando proteção ao consumidor e fortalecendo a confiança nas relações de consumo.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo estratégico promover a educação para o consumo, a Infraestrutura da Qualidade no estado de São Paulo, a cidadania e o desenvolvimento econômico. A instituição é reconhecida como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação) e fornece suporte às empresas, apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias.
Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de diversos instrumentos de medição utilizados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças, taxímetros, entre outros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica. Na vigilância da qualidade são fiscalizados mais de 500 tipos de produtos regulamentados, por exemplo, brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, inclusive, são verificados os produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e no formulário na nossa página na internet www.ipem.sp.gov.br
Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp