Ipem-SP participa de reunião da diretoria do Ciesp, apresenta ações voltadas à indústria e destaca avanços institucionais
O superintendente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia do Governo de São Paulo, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, participou nesta quinta-feira, 21 de agosto, da reunião da diretoria do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). Durante o encontro, realizado na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), na capital, o dirigente apresentou um panorama estratégico sobre o papel do Ipem-SP na promoção da competitividade, inovação e infraestrutura da qualidade no contexto da nova economia e apresenta ações voltadas à indústria.
Com o tema “O Ipem do Futuro”, Guerson destacou a importância da missão institucional do órgão, que fiscaliza atualmente mais de 800 regulamentos técnicos, garantindo que produtos e serviços atendam aos padrões exigidos para a leal concorrência no mercado.
Entre os pontos centrais da apresentação, o superintendente abordou o papel do Ipem-SP no fortalecimento do Sistema da Infraestrutura da Qualidade, os avanços na vigilância de mercado, e as novas demandas trazidas pelo Consumidor 4.0, mais informado e exigente. Ele também ressaltou a contribuição do Instituto para o desenvolvimento econômico e social, por meio da melhoria da confiança nas relações de consumo e do apoio à inovação industrial.
Guerson ainda detalhou o plano estratégico da instituição, que prevê ações voltadas à modernização dos processos, ampliação da atuação em novas áreas regulatórias e fortalecimento de parcerias. O ecossistema de inovação e competitividade construído pelo Ipem-SP inclui articulações com órgãos de governo, setor produtivo, sociedade civil e instituições de ensino e pesquisa, em busca de soluções conjuntas para os desafios regulatórios e tecnológicos do país.
Durante a reunião, também foram apresentadas as principais realizações do Ipem-SP em 2025, entre elas, parcerias estratégicas, aproximação com as associações comerciais, capacitações técnicas, além de projetos-piloto.
Para o presidente da Ciesp, Rafael Cervone, “a participação do Ipem-SP nesta reunião de diretoria do Ciesp foi muito importante para reforçarmos nosso compromisso com a qualidade e a confiabilidade dos processos industriais. Temos um caminho gigante pela frente nessa parceria, e encontros como este são fundamentais para alinharmos esforços em prol da indústria”.
A participação do Ipem-SP na reunião foi bem recebida pelos membros do Ciesp, que destacaram a relevância do alinhamento entre indústria e órgãos reguladores para o fortalecimento da competitividade do setor produtivo.
A reunião conta com a participação de todos os diretores das unidades regionais do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).
A Ciesp conta com 42 diretorias regionais, municipais e distritais distribuídas por todo o estado de São Paulo. Portanto, a entidade mantém uma forte presença regional para apoiar indústrias tanto na capital quanto no interior paulista.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo estratégico promover a educação para o consumo, a Infraestrutura da Qualidade no estado de São Paulo, a cidadania e o desenvolvimento econômico. A instituição é reconhecida como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação) e fornece suporte às empresas, apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias.
Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de diversos instrumentos de medição utilizados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças, taxímetros, entre outros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica. Na vigilância da qualidade são fiscalizados mais de 500 tipos de produtos regulamentados, por exemplo, brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, inclusive, são verificados os produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e no formulário na nossa página na internet www.ipem.sp.gov.br
Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp