Ipem-SP participa do Conaendi 2025
O Ipem-SP participou da 40ª edição do Conaendi, evento promovido pela Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi), no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital paulista
Com o objetivo de promover conhecimento, tecnologia e inovação nas áreas de metrologia e Infraestrutura da Qualidade, o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, que tem como objetivo promover a confiança nas relações de consumo, participou nesta quarta-feira, 13 de agosto, do Congresso Nacional de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Conaendi) 2025, evento promovido pela Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi), no Centro de Convenções Frei Caneca, situado na região central da capital paulista.
A cerimônia de abertura da programação contou com a participação do superintendente do Ipem-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, representando o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que ressaltou a importância da Infraestrutura da Qualidade e reafirmou o compromisso do instituto com a inovação, a metrologia, a certificação de pessoas e a vigilância de mercado.
A 40ª edição do Conaendi, realizada entre os dias 13 e 15 de agosto, tem como objetivo reunir representantes de diversos segmentos industriais, como os setores de Óleo e Gás, Segurança e Energia, para debater sobre o tema “Conhecimento, Tecnologia e Inovação Moldando o Futuro da Inspeção”, promovendo discussões relacionadas aos caminhos técnicos, desafios regulatórios, novas tecnologias e o papel estratégico da inspeção na indústria 4.0. O congresso é o principal evento técnico-científico do Brasil voltado à área de ensaios não destrutivos (END), inspeção e integridade estrutural.
Além de palestras e exposições, o evento também promove a integração entre indústria, academia e órgãos reguladores, sendo uma vitrine importante para o avanço da qualidade e segurança em diversas áreas industriais.
Sobre o Conaendi
Realizado periodicamente pela Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi), o Congresso Nacional de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Conaendi) é um evento tradicional na América Latina, sendo referência na área de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção, reunindo profissionais da indústria, pesquisadores, acadêmicos e representantes de entidades nacionais e internacionais para discutir tendências, avanços tecnológicos, regulamentações e cases de sucesso que impactam diretamente a qualidade, a segurança e a confiabilidade de produtos e estruturas em diversos setores, como petróleo e gás, energia, construção civil, entre outros. É um espaço estratégico para networking, atualização profissional e desenvolvimento do setor, tendo recebido em sua última edição cerca de 1.200 participantes e 40 expositores.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo estratégico promover a educação para o consumo, a Infraestrutura da Qualidade no estado de São Paulo, a cidadania e o desenvolvimento econômico. A instituição é reconhecida como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação) e fornece suporte às empresas, apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias.
Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de diversos instrumentos de medição utilizados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças, taxímetros, entre outros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica. Na vigilância da qualidade são fiscalizados mais de 500 tipos de produtos regulamentados, por exemplo, brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, inclusive, são verificados os produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e no formulário na nossa página na internet www.ipem.sp.gov.br
Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp