Ipem-SP promove ciclo de palestras sobre Gestão de Projetos com foco em inovação
Em uma iniciativa voltada ao desenvolvimento profissional das suas equipes e à promoção da cultura da inovação, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo de São Paulo, realizou nesta quinta-feira, 26 de junho, no Dia do Metrologista, o Curso de Gestão de Projetos. A atividade foi composta por três palestras temáticas, realizadas no auditório Antônio Cortazzo, localizado na sede da autarquia, na zona sul da capital.
Promovido pela área de inovação, sob a coordenação do Departamento de Avaliação e Certificação (DACE), o curso teve como objetivo ampliar o conhecimento interno sobre práticas contemporâneas de gestão, contribuindo diretamente para a melhoria das entregas e projetos desenvolvidos no âmbito do Ipem-SP.
As palestras foram ministradas por Antônio Henrique Duarte, administrador pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em gerenciamento de projetos com MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com sólida experiência na área, Duarte trará uma abordagem atualizada, estratégica e prática sobre o tema.
Temas e destaques das palestras
1. Gestão Estratégica por Projetos: Padrões Globais e o Guia PMBOK
A primeira palestra abordará o papel da gestão de projetos no alinhamento com os objetivos estratégicos das organizações, com foco nas boas práticas propostas pelo PMI (Project Management Institute) e pelo Guia PMBOK, referência global na área. A apresentação trará insights sobre como transformar ideias em resultados sustentáveis e de alto impacto.
2. O Novo DNA da Gestão de Projetos: Híbrido, Inteligente e Humano
Na segunda palestra, o especialista discutirá as principais tendências que estão redefinindo a prática da gestão de projetos. Serão destacados três eixos: a combinação de metodologias ágeis e tradicionais (modelo híbrido), o uso de inteligência artificial e big data na tomada de decisões (gestão inteligente) e a valorização das habilidades humanas e da liderança empática (gestão humana).
3. Gestão de Projetos para Inovação: Scrum, Kanban e Lean Startup na Prática
Encerrando o ciclo, a terceira palestra será voltada à aplicação prática de métodos ágeis como Scrum, Kanban e Lean Startup. O objetivo é apresentar ferramentas que permitem acelerar a inovação, otimizar processos e gerar valor com mais eficiência, especialmente em ambientes dinâmicos e em constante transformação.
O evento foi presencial, aberto a todas as áreas da autarquia, sem necessidade de inscrição prévia. Houve também transmissão online ao vivo para todas as regionais do Ipem-SP, permitindo a participação remota dos servidores em todo o estado.
Com essa iniciativa, o Ipem-SP reforça seu compromisso com a capacitação contínua dos servidores e com a promoção de práticas inovadoras em sua atuação institucional.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo estratégico promover a educação para o consumo, a Infraestrutura da Qualidade no estado de São Paulo, a cidadania e o desenvolvimento econômico. A instituição é reconhecida como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação) e fornece suporte às empresas, apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias.
Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de diversos instrumentos de medição utilizados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças, taxímetros, entre outros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica. Na vigilância da qualidade são fiscalizados mais de 500 tipos de produtos regulamentados, por exemplo, brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, inclusive, são verificados os produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e no formulário na nossa página na internet www.ipem.sp.gov.br
Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp