Ipem-SP promove seminário sobre inovação e perspectivas para a administração pública na Alesp
O evento proporcionou o entendimento das principais questões que permeiam as ações de inovação nos setores público e suas principais aplicabilidades na Administração Pública do Estado de SP
O Ipem-SP promoveu o seminário de inovação com foco nas perspectivas para a administração pública, realizado na última quinta-feira, 20 de março, no Auditório Teotônio Vilela da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O seminário, em parceria do Ipem-SP e o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) da Alesp, contou com abertura do superintendente do Ipem-SP, a presença de diversas outras autoridades, e palestras ligadas ao tema central do evento.
O seminário teve como objetivo proporcionar o entendimento das principais questões que permeiam as ações de inovação nos setores público e suas principais aplicabilidades na Administração Pública do Estado de SP. Junto ao superintendente do Ipem-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, compuseram a mesa de abertura, o diretor-presidente do ILP, Eliezer Ribeiro da Costa, e o Procurador da Alesp, Antonio Silvio Magalhães Junior.
O superintendente Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior realizou as saudações e agradecimentos pela participação de todos os envolvidos na realização do seminário, palestrantes e convidados presentes. Na ocasião aproveitou para enfatizar como a proposta do seminário faz relação também com a interatividade entre o setor público e o setor privado.
“Nós estamos trazendo pessoas aqui para dar os vários aspectos da questão da inovação, principalmente os ligados à administração pública. Mas não é somente uma questão de administração pública, porque através destes mecanismos a administração pública vai se relacionar com o setor privado, então é importante que os companheiros do setor privado entendam essas possibilidades para poderem trabalhar em conjunto” – explicou Marcos Heleno.
Para o diretor-presidente do ILP, a iniciativa do seminário foi também uma oportunidade propícia para a assinatura e a celebração do convênio firmado pela Alesp, por meio do ILP, com o Ipem-SP.
“Este que é o 12º convênio que o ILP coloca em sua grade de maneira concomitante, tem sido bastante positivo para os nossos trabalhos. Esperamos contribuir bastante com o Ipem, e tenho certeza que o Ipem também trará a sua contribuição na disseminação de conteúdos e produção de materiais de qualidade ao público paulista” – expressou o diretor-presidente do ILP.
Também em celebração à parceria, o procurador da Alesp, Antonio Silvio Magalhães, aproveitou a oportunidade para dar prestígio ao acordo positivo celebrado entre as instituições, finalizando com saudações e agradecimentos pela inciativa do evento.
Após os pronunciamentos da composição da mesa de abertura, foi dado prosseguimento ao evento com a sequência de palestras. O público espectador do seminário contou com a seguinte programação:
- Palestra – O IPT como Braço Tecnológico do Governo do Estado de São Paulo, por Anderson Ribeiro Correia, diretor-presidente do IPT;
- Palestra – Potencializando a Inovação na Gestão Pública através do Lean, por Flávio Augusto Picchi, senior advisor no Lean Institute Brasil;
- Palestra – Ecossistema USP de Inovação, por Marcelo Knörich Zuffo, Coordenador InovaUSP - Centro de Inovação USP;
- Palestra – Explorando o Marco Legal de CT&I, por Rafael Carvalho de Fassio, Procurador do Estado de São Paulo.
De forma geral, o seminário buscou oferecer a capacitação, atualização, sensibilização e compartilhamento de informações e conhecimentos a respeito da temática da inovação, também propiciando o aprimoramento profissional, bem como tratando os conceitos básicos, informações e conhecimentos da inovação com foco nas ações de inovação nos setores público e privado e suas principais aplicabilidades na Administração Pública do Estado de SP.
Estiveram presentes no evento, autoridades representantes de outros institutos de metrologia do país, representantes dos órgãos e entidades vinculados à SJC órgãos e entidades vinculados à Secretária da Justiça e Cidadania (SJC), além de autoridades diversas do setor de inovação e empresas privadas.
O seminário sobre inovação com perspectivas para a administração pública contou com transmissão ao vivo no Youtube, por meio do canal do ILP, acesse aqui a transmissão.