Ipem-SP realiza 1ª reunião do Fórum Paulista de Infraestrutura da Qualidade de 2025
A finalidade do fórum é estabelecer um diálogo permanente sobre as questões da Infraestrutura da Qualidade, incluindo a construção de uma estratégia comum para potencializar as ações em suporte da sociedade e fortalecimento do tema no estado de São Paulo
O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, que tem como objetivo promover a confiança nas relações de consumo, realizou a 1ª reunião do ano do Forpiq (Fórum Paulista de Infraestrutura da Qualidade), nesta quinta-feira, 27 de março, na sede do Siamfesp (Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais não Ferrosos no Estado de São Paulo), na zona leste da capital.
A abertura da reunião foi realizada pelo superintendente do Ipem-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior. Seguindo a pauta, os grupos de trabalho apresentaram os avanços no planejamento estratégico e divulgação das suas ações.
A data da próxima reunião ficou agendada para 11 de junho na sede do Ipem-SP.
O Fórum Paulista de Infraestrutura da Qualidade é organizado pelo Ipem-SP e tem como objetivo apoiar as políticas públicas do estado de São Paulo, definir estratégias de fortalecimento da Infraestrutura da Qualidade, e promover o diálogo com objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico e social, sempre com foco na cidadania e na justiça das relações comerciais. Participam do grupo representantes de diversos segmentos da sociedade e diretores das áreas técnicas do Ipem-SP.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo estratégico promover a educação para o consumo, a Infraestrutura da Qualidade no estado de São Paulo, a cidadania e o desenvolvimento econômico. A instituição é reconhecida como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação) e fornece suporte às empresas, apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias.
Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de diversos instrumentos de medição utilizados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças, taxímetros, entre outros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica. Na vigilância da qualidade são fiscalizados mais de 500 tipos de produtos regulamentados, por exemplo, brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, inclusive, são verificados os produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e no formulário na nossa página na internet www.ipem.sp.gov.br
Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp