Ipem-SP realiza 1ª reunião ordinária do Conselho Consultivo na Secretária da Justiça e Cidadania
O Conselho desempenha um papel crucial, pois atua como um fórum de discussão e orientação estratégica; na ocasião ocorreu a primeira deliberação
Integrantes do Conselho Consultivo do Ipem-SP, reuniram-se para 1ª Reunião Ordinária do grupo neste ano, na sede da Secretaria de Justiça e Cidadania (SJC), na capital paulista, na segunda-feira, 10 de fevereiro. O encontro foi presidido pelo secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto de Souza, com a presença e participação do secretário-executivo, Raul Christiano, o superintendente do Ipem, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, além de vários outros representantes das demais instituições envolvidas no conselho.
A reunião teve como objetivo promover o alinhamento de estratégias e planejamento das principais iniciativas para o ano, consolidando diretrizes para uma gestão eficiente e integrada das instituições. Durante a reunião, cada dirigente apresentou um panorama atualizado das atividades e conquistas de suas respectivas instituições, destacando os principais desafios e metas para o ano em curso.
Na ocasião, o Conselho deliberou, por unanimidade, a aprovação e credenciamento da Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Fundunesp), como Fundação de apoio do Ipem-SP.
Integram o Conselho o superintendente do Ipem-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, representando os servidores da autarquia, Luiz Henrique de Almeida Silva, a assessora do instituto, Thamyres Raiane da Silva como secretária. Da Secretaria da Justiça e Cidadania, o grupo é presidido pelo secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto de Souza, e no conselho o secretário executivo da Justiça e Cidadania, Raul Christiano de Oliveira Sanchez. Da Secretaria da Fazenda e Planejamento, Rodrigo Bezerra da Silva. Da Procuradoria Geral do Estado, Helio José Marsiglia Junior. Do Procon, Luiz Orsatti Filho. Do Inmetro, Alexandre Barbosa Portella. Do Instituto de Defesa de Consumidores (Idec), Lourenço Henrique Moretto. E como convidados, Mario de Oliveira Neto e Sidney Lopes, da Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Fundunesp).
O Conselho Consultivo do Ipem-SP
O Conselho Consultivo do Ipem-SP é um grupo técnico formado por integrantes externos e internos, tendo como finalidade principal aconselhar a gestão, agregando valores e subsidiando na tomada de decisão do gestor, previsto no regulamento aprovado pelo Decreto Estadual nº 55.964, de 29 de junho de 2010, e na Lei Estadual nº 9.286, de 22 de dezembro de 1995.
Conforme estabeleceu o decreto 41.881/97, são atribuições do grupo: opinar sobre as diretrizes e políticas da autarquia, bem como sobre a melhor programação de suas atividades; propor estudos e programação que melhor atendam aos interesses do consumidor e da sociedade como um todo; examinar e opinar sobre a celebração de convênios e acordos que envolvam, direta ou indiretamente, o comprometimento dos bens patrimoniais do Ipem-SP; manifestar sobre política de recursos humanos e quadro de pessoal; realizar quatro reuniões ordinárias no ano, reuniões extraordinárias, opinar sobre assuntos que forem encaminhados pelo superintendente do Ipem-SP entre outros.
O Conselho desempenha um papel crucial, pois atua como um fórum de discussão e orientação estratégica. Uma de suas principais importâncias se deve ao fato de reunir representantes de diversos setores, como governo, sociedade civil, empresas e especialistas, para contribuir com suas visões, experiências e sugestões.
Além de representantes dos empregados públicos do Ipem-SP, o conselho é composto por representantes da Procuradoria Geral do Estado, Secretaria da Fazenda e Planejamento, Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Instituto de Defesa de Consumidores (Idec), e o Inmetro.