Ipem-SP realiza série de reuniões e ações estratégicas na Baixada Santista
Objetivo das reuniões é estreitar o diálogo com autoridades públicas, setor produtivo e operadores logísticos, além de acompanhar de perto a atuação técnica do Ipem-SP na região ao promover soluções inovadoras nas atividades das equipes
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo de São Paulo, promoveu, no período de 7 a 9 de maio, uma série de reuniões e atividades institucionais em cidades da Baixada Santista, com o objetivo de fortalecer parcerias, ampliar o diálogo com o setor público e privado, além de acompanhar de perto ações de verificações metrológicas e inovação tecnológica.
Em Santos, o Ipem-SP participou de um encontro com a diretoria da Associação Comercial, sendo recepcionados por Adalto Correa Junior, onde foram discutidas iniciativas conjuntas para assegurar a qualidade e a conformidade de produtos e serviços no comércio local. Também na cidade, houve reunião com o secretário municipal de Assuntos Portuários e Emprego, Bruno Orlandi, abordando temas relacionados à verificação de equipamentos no Porto de Santos e a segurança nas medições em operações logísticas.
No Terminal Açucareiro da Copersucar, técnicos do Ipem-SP acompanharam a verificação de uma balança rodoferroviária, essencial para garantir a exatidão nas pesagens de cargas transportadas, contribuindo para a transparência nas transações comerciais. Em seguida, no terminal da Eldorado Brasil, também no Porto de Santos, foi realizada uma reunião com a equipe técnica da empresa para tratar de padrões metrológicos e boas práticas no setor logístico.
Durante visita ao Parque Tecnológico de Santos, o Ipem-SP assinou um acordo de cooperação tecnológica com o diretor-presidente da instituição, Eduardo Bittencourt. O objetivo é estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras na área de metrologia legal e fiscalização, ampliando o uso de tecnologia nos serviços prestados à sociedade.
A agenda também incluiu reunião com representantes da Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários (ABTTC), visando estreitar laços com os operadores logísticos da região e buscar alinhamento sobre normas técnicas e regulatórias aplicadas aos terminais retroportuários.
Em Cubatão, o Ipem-SP se reuniu com o gerente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) local, Omar Silva Junior, que representa as empresas da Baixada Santista. O encontro teve como foco as demandas industriais da região e a importância da conformidade metrológica para a competitividade dos negócios.
No Guarujá, a equipe do instituto foi recebida pelo prefeito da cidade, Farid Madi, em um encontro voltado ao fortalecimento institucional e à articulação de ações conjuntas.
Ainda em Santos, o presidente do Ipem-SP e sua equipe visitaram um posto de combustíveis que utiliza bombas medidoras antifraudes, tecnologia que garante maior segurança e transparência ao consumidor. O local serve de referência para boas práticas no setor de combustíveis. Para conhecer os locais dos postos com bombas antifraudes no estado de são Paulo, acesse aqui.
A comitiva também se reuniu com os servidores da regional do Ipem-SP em Santos, reforçando o compromisso com a valorização do corpo técnico e o aprimoramento das ações de fiscalização e verificações na região.
Durante a visita à Baixada Santista, representantes do Ipem-SP concederam entrevistas a diversos veículos de comunicação locais, explicando as principais ações do instituto, sua atuação, além dos investimentos em tecnologia e inovação, e atividades voltadas à infraestrutura da qualidade.
“Nosso objetivo com essa agenda na Baixada Santista foi estreitar o diálogo com autoridades públicas, setor produtivo e operadores logísticos, além de acompanhar de perto a atuação técnica do Ipem-SP na região. Essas visitas reforçam nosso compromisso com a qualidade dos serviços prestados, a promoção da vigilância de mercado, a confiança nas relações comerciais, a infraestrutura da qualidade, o acompanhamento de possibilidades inovadoras em nossa atuação, ou seja, a proposta é estarmos juntos onde as coisas são feitas”, explica o superintendente do instituto, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior.
As atividades reforçam o papel do Ipem-SP como órgão fundamental para garantir a qualidade, a confiança e a legalidade nas relações de consumo e nas atividades econômicas em todo o estado.