Ipem-SP recebe representantes da Associação Comercial e Parque Tecnológico de Santos
Conhecer os laboratórios e a estrutura do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, para futura parceria foram os objetivos da presença do presidente e do diretor executivo da Associação Comercial de Santos (ACS), respectivamente, Mauro Sergio Sammarco e Adalto Correa Junior, e do presidente da Fundação Parque Tecnológico de Santos, Eduardo Bittencourt, nesta terça-feira, 25 de março, no Centro Tecnológico da autarquia.
No Centro Tecnológico do Ipem-SP conheceram os laboratórios por meio da visita guiada, incluindo o depósito de produtos apreendidos em fiscalizações, para conhecimento das instalações e atividades exercidas nos referidos espaços da autarquia.
Com o superintendente, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, e diretoria, os representantes da ACS e Parque Tecnológico de Santos, participaram de reunião sobre as tratativas referentes à inovação e parceria entre as instituições.
A Associação Comercial de Santos
Fundada em 22 de dezembro de 1870, a Associação Comercial de Santos (ACS) é um órgão técnico e consultivo do Governo Federal (Decreto 7.770, de 2 de setembro de 1941), sendo conhecido como a Casa do Empresário. Tem como missão desenvolver negócios e encontrar soluções uniformes e sustentáveis para as questões empresariais da região.
Estruturada em Câmaras Setoriais, que reúnem empresas e entidades por atividade econômica de maior interesse, a ACS presta numerosos serviços ao seu quadro associativo e é protagonista nas principais ações voltadas ao desenvolvimento social e econômico da região e do país.
Em 2007, a ACS foi eleita a Associação Comercial Referência da Região Sudeste, prêmio oferecido pela Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB).
A Associação Comercial de Santos participa de inúmeras entidades vinculadas aos municípios de Santos e região, aos governos do Estado de São Paulo e da União, além de instituições públicas e privadas.
O Parque Tecnológico de Santos
A Fundação Parque Tecnológico de Santos é uma autarquia municipal constituída em 2012 para o fomento de ciência, inovação, tecnologia e empreendedorismo, visando o desenvolvimento da cidade de Santos.
A instituição atua conectando a hélice quádrupla (Academia/Universidade, Estado/Governo, Empresas/Startups e Sociedade Civil), realizando pesquisas, atraindo investimentos, gerando empregos e inclusão tecnológica.
O Parque Tecnológico de Santos é urbano, interage com a cidade, e visa estimular a cultura empreendedora e o ecossistema de inovação em todo o território municipal.
O hub foi inaugurado em janeiro de 2024 e conta com mais de 150 posições de co-working, 20 salas de reunião, 5 phonebooths, auditório para 130 pessoas e mais 5 salas para cerca de 50 pessoas cada e logo teremos uma sala de podcast.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo estratégico promover a educação para o consumo, a Infraestrutura da Qualidade no estado de São Paulo, a cidadania e o desenvolvimento econômico. A instituição é reconhecida como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação) e fornece suporte às empresas, apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias.
Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de diversos instrumentos de medição utilizados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças, taxímetros, entre outros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica. Na vigilância da qualidade são fiscalizados mais de 500 tipos de produtos regulamentados, por exemplo, brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, inclusive, são verificados os produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e no formulário na nossa página na internet www.ipem.sp.gov.br
Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp