Ipem-SP recebe representantes da Hydroflex para discutir tecnologia de redução de consumo veicular por hidrogênio
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia do Governo de São Paulo, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, recebeu, nesta segunda-feira, 15 de setembro, representantes da empresa Hydroflex, especializada em soluções de Redução de Consumo Veicular por meio da geração de hidrogênio. A reunião foi realizada na sede do Ipem-SP, com o objetivo de apresentar as tecnologias desenvolvidas pela empresa e discutir possíveis parcerias e caminhos regulatórios para a aplicação segura e eficiente desses dispositivos no mercado nacional.
A Hydroflex atua na pesquisa e desenvolvimento de equipamentos voltados à otimização do desempenho de veículos automotores, com foco na sustentabilidade, economia de combustível e redução de emissões de poluentes. Durante o encontro, os representantes detalharam o funcionamento dos sistemas geradores de hidrogênio embarcado e os resultados obtidos em testes laboratoriais e de campo, classificados como aditivo.
Por parte do Ipem-SP, participaram o superintendente, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, o diretor do Laboratório de Infraestrutura da Qualidade (LIQ), André Moraes, o diretor do Centro de Certificação (ACERT) do Departamento de Avaliação e Certificação (DACE), Daniel Esteves Santana, e a gestora da Regional do Ipem-SP em São José dos Campos, Carla Moraes, interessados em compreender os aspectos técnicos e legais da tecnologia apresentada. O diálogo visa garantir que possíveis inovações no setor automotivo atendam às normas de segurança e estejam em conformidade.
Por parte da Hydroflex, o CEO da empresa, Marcos Cabral, e o diretor comercial, Miguel Bomfim.
O superintendente do Ipem-SP destacou a importância de iniciativas que promovam eficiência energética aliada à responsabilidade ambiental. “Nosso papel é acompanhar as inovações tecnológicas e assegurar que cheguem ao consumidor com segurança, qualidade e respaldo técnico”, afirmou.
A reunião marca um passo importante no diálogo entre órgãos reguladores e empresas inovadoras, reforçando o compromisso do Ipem-SP com a modernização, a sustentabilidade e a transparência no setor de bens e serviços.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo estratégico promover a educação para o consumo, a Infraestrutura da Qualidade no estado de São Paulo, a cidadania e o desenvolvimento econômico. A instituição é reconhecida como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação) e fornece suporte às empresas, apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias.
Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de diversos instrumentos de medição utilizados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças, taxímetros, entre outros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica. Na vigilância da qualidade são fiscalizados mais de 500 tipos de produtos regulamentados, por exemplo, brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, inclusive, são verificados os produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e no formulário na nossa página na internet www.ipem.sp.gov.br
Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp