Ipem-SP reúne-se com o diretor de Segurança e Inteligência de São José dos Campos
O diretor de Núcleo do Departamento de Avaliação e Certificação (DACE) e responsável pelo Laboratório de Infraestrutura da Qualidade (LIQ), André Luiz Pereira de Moraes, esteve em reunião nesta sexta-feira, 23 de maio, com o diretor de Segurança e Inteligência do Centro de Segurança e Inteligência (CSI), Antonio Pires, no Parque de Inovação Tecnológica (PIT), em São José dos Campos para possível parceria das duas instituições.
O LIQ
O trabalho do LIQ é apresentar o Ipem-SP às empresas, principalmente do PIT, fazer conexões entre o setor público e privado, colocando à disposição toda a estrutura da Infraestrutura da Qualidade, com o intuito de atender as necessidades das empresas e suas especificidades, contribuindo para o desenvolvimento de soluções inovadoras e apoiando o setor produtivo do Estado de São Paulo.
O CSI
Localizado no Parque de Inovação Tecnológica (PIT), o CSI possui um sistema de monitoramento inteligente com captação 24 horas de imagens de toda a cidade.
A captação é realizada por meio de 1.200 câmeras inteligentes, espalhadas pelo município, que realiza reconhecimento facial, rastreamento de pessoas, objetos, veículos, e muitos outros dados.
O CSI iniciou suas operações em 6 de abril de 2021 com mil novas câmeras inteligentes e reconhecimento facial implantadas em toda a cidade com o objetivo de garantir mais segurança e qualidade de vida à população.
São José dos Campos é referência na segurança por meio de videomonitoramento nas ruas, parques e praças e uso de tecnologia de ponta. O município foi um dos pioneiros do Brasil em câmeras de segurança implantadas nas vias públicas através do antigo COI (Centro de Operações Integradas), implantado em 2002 e substituído agora em 2021 pelo CSI.
Com a mudança do sistema, o número de câmeras aumentou de 493 para 1.000. E desde novembro de 2022 esse número saltou para cerca de 1.200 câmeras.