Ipem-SP sedia Encontro Técnico sobre cronotacógrafos voltado a postos de ensaio
O Ipem-SP sediou, nesta quarta-feira, 23 de julho, o Encontro Técnico sobre Cronotacógrafos, promovido pela Anpeci (Associação Nacional dos Postos de Ensaio de Cronotacógrafos) com o apoio da autarquia paulista. O evento teve como público-alvo os proprietários e as equipes técnicas dos postos de ensaio de cronotacógrafos, com foco na atualização de procedimentos, alinhamento técnico e melhoria contínua dos serviços.
A abertura foi realizada pelo superintendente do Ipem-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, que destacou a importância da troca de experiências e da participação ativa dos presentes.
"Aproveitem o evento para discutir e trazer pontos que contribuam para o aperfeiçoamento e a padronização das atividades. A melhoria contínua depende da colaboração de todos os envolvidos", reforçou.
Palestras técnicas
A programação teve início com a palestra “Fiscalização Automatizada com OCR em Vias Urbanas”, ministrada pelo diretor de Metrologia e Qualidade do Ipem-SP, Jefferson Kovachich de Oliveira.
Na sequência, a assistente técnica de direção do Ipem-SP, Simone Aparecida da Silva Messias, do setor de Serviço de Verificação de Cronotacógrafo da autarquia abordou a unificação dos procedimentos no processo de certificação dos cronotacógrafos — equipamentos fundamentais para o controle da jornada de trabalho e da velocidade de veículos de transporte.
O diretor do Centro de Verificação da Conformidade de Empresas Certificadas, do instituto, Jair Camporeze apresentou os critérios de avaliação e auditoria dos PACs (Postos Autorizados de Cronotacógrafos), com foco na conformidade técnica e nas exigências regulatórias que garantem a segurança e a qualidade dos serviços prestados.
No decorrer da programação, assuntos técnicos foram abordados pela diretoria da Anpeci e treinamento técnico em tacógrafos e processos metrológicos.
O encontro contribuiu para o fortalecimento da rede de fiscalização e verificação metrológica, reunindo profissionais e representantes de empresas autorizadas em um ambiente de atualização técnica e cooperação institucional.
Cronotacógrafo
O cronotacógrafo, popularmente conhecido como tacógrafo, é um aparelho obrigatório em veículos que transportam produtos perigosos (veículos-tanque), transportadores de GLP, caminhões, veículo escolar e transporte de passageiros com mais de dez lugares, e tem a finalidade de prevenir acidentes nas rodovias ao verificar se os condutores e proprietários dos veículos estão cumprindo a legislação no uso do equipamento, garantindo a todos a segurança nas rodovias e estradas.
Além de registrar informações do percurso, como respeito aos limites de velocidade e distância percorrida, o cronotacógrafo também registra o tempo de condução e descanso do motorista.
Obrigatório em todos os veículos de transporte, com peso bruto acima de 4.536 kg ou com capacidade para mais de dez passageiros, o cronotacógrafo é fundamental para a segurança nas estradas, sendo considerado a “caixa preta” de caminhões, ônibus e vans escolares.