Ipem-SP visita laboratório acreditado, participa de reunião com o secretário de Inovação de Santa Catarina e integra ação de fiscalização
Representantes do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) estiveram em Santa Catarina, acompanhados da equipe do Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro-SC) para uma série de atividades voltadas à promoção da qualidade e segurança de produtos e serviços.
A agenda teve início com uma visita técnica ao laboratório da empresa Scitec, localizado em Palhoça-SC, referência em tecnologia e ensaios metrológicos. O encontro teve como objetivo conhecer as instalações e alinhar possíveis ações em processos de acreditação e desenvolvimento de novos serviços laboratoriais com foco em inovação e confiabilidade técnica.
O laboratório Scitec tem uma infraestrutura instalada numa área de 3000m2, dividida em 20 diferentes laboratórios que atuam nas áreas de ensaios mecânicos, elétricos, químicos, microbiológicos, dimensionais e térmicos. Atualmente o laboratório realiza principalmente ensaios para certificação de componentes automotivos, dispositivos médicos, sistemas solar térmicos e indústria em geral.
“Conhecer laboratórios de certificação de produtos, ainda mais no nível que o Scitec alcançou é muito importante para os institutos estaduais de metrologia, que atuam na Infraestrutura da Qualidade de seus respectivos estados”, comenta o superintendente do Ipem-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior.
Na sequência, a comitiva foi recebida em Florianópolis-SC pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, para uma reunião institucional na sede da Secretaria. Durante o encontro, foram discutidas iniciativas voltadas ao fortalecimento da infraestrutura metrológica no estado, bem como ações conjuntas para impulsionar a inovação tecnológica em Santa Catarina com apoio do Ipem-SP. O diálogo reforçou o papel estratégico da metrologia e da avaliação da conformidade no apoio ao desenvolvimento industrial, inovação e infraestrutura da qualidade.
Encerrando a programação, foi realizada uma ação de fiscalização conjunta no almoxarifado central da Secretaria de Estado da Educação, em Palhoça-SC. A operação teve como foco a verificação da conformidade de produtos estocados, especialmente materiais escolares e equipamentos, quanto à rotulagem, certificação e exigências regulatórias. A ação integrou o programa de Governo Compra Segura SC que o superintendente do Ipem-SP veio à Santa Catarina para conhecer detalhes do programa o qual o modelo deve ser implementado em um projeto piloto em parceria com a Fundação Casa, instituição também vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do estado de São Paulo.
O superintendente do Ipem-SP, juntamente com o diretor de fiscalização da área da Qualidade da autarquia paulista, Harrison Mattos Ferraz, estiveram na capital catarinense para conhecer os detalhes do programa.
O programa Compra Segura SC é executado pelo Instituto de Metrologia de Santa Catarina e vinculado ao Compras SC, que é coordenado pela SEA. Participam do Acordo de Cooperação, as Secretarias da Fazenda, da Indústria, Comércio e Serviço e a Controladoria-Geral do Estado.
“O diferencial do programa Compra Segura SC é que o Governo de Santa Catarina já colocou isso em prática e tem autuado com o conhecimento de quem está fazendo. Acaba que Santa Catarina está sendo exemplo para todos os estados do Brasil. Estamos aqui junto com a Fundação Casa para ver na prática como está funcionando, para então incorporarmos como um primeiro piloto que o Ipem-SP vai fazer no estado de São Paulo”, afirma o superintendente do Ipem-SP.
As ações reforçam a importância da articulação entre órgãos de metrologia, ciência e tecnologia para assegurar um ambiente regulatório eficiente, alinhado às necessidades da sociedade e do setor produtivo.


