No Palácio dos Bandeirantes, Ipem-SP participa de reunião sobre projeto ligado à mobilidade, sustentabilidade e meio ambiente
A equipe de inovação do Ipem-SP, do Laboratório de Infraestrutura da Qualidade (LIQ) e da Regional de São José dos Campos, participaram de reunião de apresentação do projeto Sandbox ligado à mobilidade, sustentabilidade e meio ambiente nesta quinta-feira, 6 de fevereiro, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, com a presença do vice-governador do estado, Felicio Ramuth, o vice-prefeito da cidade, Wilker Lopes, e diversas autoridades.
Na reunião, houve a apresentação do projeto Sandbox, ligado à sustentabilidade e descarbonização da frota municipal, das empresas e suas respectivas funções. O Ipem terá participação importante no desenvolvimento de protocolos e na medição de emissão de poluentes.
Durante a reunião, o diretor do LIQ do Ipem-SP, André Luiz Pereira de Moraes, apresentou a importância da autarquia como órgão de metrologia, para todo o processo na elaboração de protocolos e meios de mensuração para validação dos resultados a serem apresentados.
Na ocasião, o vice-governador ressaltou a importância da chegada do Ipem-SP no Parque de Inovação Tecnológica (PIT) de São José dos Campos e sua satisfação frente a apresentação de resultados positivos da autarquia no parque.
Do Ipem-SP, também participaram da reunião a gestora da regional de São José dos Campos (RSANT), Carla Cristina Lopes Pereira de Moraes, e a integrante da área de inovação, Caeth Martins.
O Programa Sandbox
O programa é a nova iniciativa do Parque de Inovação Tecnológica (PIT) de São José dos Campos, em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos, que permite o teste de novas tecnologias em ambiente real. Promovido pela Associação Parque Tecnológico de São José dos Campos (APTSJC) sob a Lei nº 10.675 de 03 de abril de 2023, o Sandbox São José dos Campos é mais que um programa – é uma oportunidade para revolucionar o futuro das Cidades Inteligentes e do Setor Público.
Visando o impacto positivo da tecnologia para a sociedade, o programa trabalha pela busca de projetos inovadores que queiram testar soluções em um ambiente real, desenvolvidos por startups e empresas do setor tecnológico que desejam experimentar novas tecnologias sem amarras burocráticas, desenvolver produtos e serviços com regras flexibilizadas, e contar com supervisão regulatória facilitada.