Terceira reunião do Fórum Paulista de Infraestrutura da Qualidade (Forpiq) é realizada na sede do Ipem-SP
A sede do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) recebeu, nesta sexta-feira, 22 de agosto, a terceira reunião deste ano do Fórum Paulista de Infraestrutura da Qualidade (Forpiq). O encontro reuniu representantes de diversas entidades ligadas à infraestrutura da qualidade, com o objetivo de fortalecer ações conjuntas e ampliar a atuação técnica no estado.
A abertura foi conduzida pelo superintendente do Ipem-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, que destacou a importância da integração entre os diversos órgãos que compõem o Forpiq e o papel estratégico do fórum.
Durante a reunião, foi apresentado o novo representante do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), Alexandre Xavier, que passa a integrar oficialmente o fórum.
Outro destaque da pauta foi a discussão sobre a realização do 1º Simpósio Paulista de Infraestrutura da Qualidade, agendado para o dia 1º de outubro, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O evento, organizado pelo Forpiq, tem como objetivo reunir especialistas, representantes da indústria e entidades públicas para debater os desafios e as oportunidades da infraestrutura da qualidade no cenário paulista.
A expectativa é que o simpósio contribua para ampliar o diálogo entre os setores produtivo, regulador e técnico, além de promover boas práticas e inovações.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo estratégico promover a educação para o consumo, a Infraestrutura da Qualidade no estado de São Paulo, a cidadania e o desenvolvimento econômico. A instituição é reconhecida como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação) e fornece suporte às empresas, apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias.
Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de diversos instrumentos de medição utilizados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças, taxímetros, entre outros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica. Na vigilância da qualidade são fiscalizados mais de 500 tipos de produtos regulamentados, por exemplo, brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, inclusive, são verificados os produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e no formulário na nossa página na internet www.ipem.sp.gov.br
Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp