Em agenda estratégica em Campinas, Ipem-SP reforça ações de apoio ao desenvolvimento econômico no Estado
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia do Governo de São Paulo, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, cumpriu, na quarta-feira, 11 de fevereiro, agenda estratégica em Campinas com foco no fortalecimento institucional e no apoio ao desenvolvimento econômico regional. A programação incluiu reuniões técnicas, diálogo na Prefeitura e participação em fórum setorial do segmento de combustíveis, consolidando a atuação da autarquia como parceira do setor produtivo e do poder público.
A jornada começou com um encontro com a equipe da Regional de Campinas, dedicado ao alinhamento de ações e à escuta das demandas locais. A iniciativa buscou aprimorar processos, fortalecer a vigilância de mercado e ampliar a eficiência dos serviços prestados à sociedade e às empresas. Ao valorizar o diálogo interno, o Ipem-SP reforça sua capacidade de resposta às necessidades do mercado e da população.
Na sequência, representantes do instituto participaram de reunião com a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi. O encontro destacou a importância da metrologia e da avaliação da conformidade como instrumentos que garantem segurança jurídica, previsibilidade e confiança nas relações comerciais, fatores essenciais para a atração de investimentos e o crescimento sustentável. E o Ipem-SP ter tornado-se uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT).
Para o superintendente do Ipem-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, a atuação integrada com municípios e setores estratégicos fortalece o ambiente de negócios. “O Ipem-SP tem papel fundamental na promoção de um mercado mais justo e competitivo. Quando garantimos medições corretas, conformidade de produtos e fiscalização eficiente, estamos protegendo o consumidor e quem trabalha dentro da legalidade, criando segurança jurídica para quem investe e gera empregos. Esse é um apoio concreto ao desenvolvimento econômico do Estado”, afirmou.
O dirigente também destacou o avanço institucional da autarquia. “Ao nos tornarmos uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), ampliamos nossa capacidade de desenvolver soluções técnicas, investir em pesquisa aplicada e modernizar processos. Isso nos coloca na vanguarda do combate às fraudes e do uso de tecnologia a favor da transparência e da competitividade”, completou.
Durante a agenda, também foram discutidas possibilidades de cooperação técnica e uso de inovação para aprimorar serviços e processos que impactam diretamente o ambiente de negócios. Ao atuar de forma integrada com o município, o Ipem-SP contribui para a criação de um cenário econômico mais competitivo e transparente.
O presidente do Ipem-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, também integrou a mesa do Fórum Técnico de Esclarecimento: Governo de São Paulo na vanguarda do combate às fraudes do mercado de combustíveis junto com o superintendente de Fiscalização do Abastecimento da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Julio Nishida, e o diretor do Instituto Combustível Legal (ICL), Carlo Faccio.
O evento foi organizado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Campinas (Recap). No público, fabricantes de bombas medidoras de combustíveis, oficinas permissionárias e donos de postos de combustíveis, com o objetivo de promover o diálogo com representantes do setor. A iniciativa permitiu ouvir demandas, esclarecer aspectos técnicos e reforçar orientações sobre normas e fiscalização.
Com a agenda em Campinas, o Ipem-SP reafirma seu compromisso com o desenvolvimento econômico ao combinar fiscalização, orientação técnica e escuta ativa. A aproximação com municípios e setores produtivos fortalece o ambiente de negócios, promove relações de consumo mais equilibradas e contribui para o crescimento sustentável do Estado.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia do Governo de São Paulo, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, que atua em apoio à Cidadania e ao Desenvolvimento Econômico. Fortalecendo o desenvolvimento, o diálogo, e a dignidade no estado de São Paulo, é reconhecido como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação). A instituição promove a IQ (Infraestrutura da Qualidade) fornecendo suporte às empresas e apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias.
Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de instrumento de medição usados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças e taxímetros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica, entre outros. Na vigilância da qualidade, são fiscalizados 540 tipos de produtos regulamentados, como brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, entre outros, assim como produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e nossa página www.ipem.sp.gov.br
Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp


