Ipem-SP participa da 10ª Oficina de Lucro Social
O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, que tem como objetivo promover a confiança nas relações de consumo, participou da 10ª Oficina de Lucro Social (OLS), iniciada nesta terça-feira, 27 de janeiro, junto à Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha do Brasil (DGDNTM), na capital paulista.
A palestra de abertura do evento foi realizada pelo superintendente do Ipem-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, sobre a Infraestrutura da Qualidade como elemento estratégico para o desenvolvimento econômico e social, destacando sua aplicação prática no conceito de lucro social. Em sua apresentação, Guerson contextualizou os impactos da transformação digital e da Indústria 4.0, explicando como a metrologia, a normalização, a avaliação da conformidade, a acreditação e a vigilância de mercado atuam como bases de confiança, segurança e interoperabilidade, inclusive em setores críticos como defesa, indústria e comércio internacional. A palestra também apresentou casos práticos, demonstrando como a qualidade, além de sustentar a inovação, gera benefícios concretos para a sociedade e fortalece a competitividade do país.
A Oficina aplicou a metodologia de Lucro Social, desenvolvida por servidores do Inmetro no âmbito do ASMETRO-SI, (Associação dos Servidores do Inmetro), com o objetivo de identificar, organizar e evidenciar o valor público gerado por atividades estratégicas de instituições de Estado. Nesta edição, o foco esteve nas ações da Marinha do Brasil, especialmente nas áreas de ciência, tecnologia, inovação de Estado e soberania tecnológica nacional.
A DGDNTM é uma instituição estratégica, responsável pela coordenação das atividades nucleares, científicas e tecnológicas da Marinha do Brasil, desempenhando papel fundamental no fortalecimento da capacidade tecnológica e da autonomia nacional.
A metodologia do Lucro Social busca traduzir resultados técnicos e institucionais, muitas vezes intangíveis, em impactos concretos para a sociedade, evidenciando o retorno social do investimento público, com destaque para a infraestrutura da qualidade, inovação científica e segurança nacional.
A participação do Ipem-SP na 10ª OLS reforçou o papel das instituições técnicas de Estado na formulação e execução de políticas públicas estratégicas, evidenciou a importância da infraestrutura da qualidade como base da segurança, da confiabilidade e da inovação, e reafirmou o compromisso com uma visão de longo prazo, essencial para áreas sensíveis como defesa, tecnologia nuclear e desenvolvimento científico.
O evento terá atividades também nos dias 28 e 29 de janeiro.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia do Governo de São Paulo, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, que atua em apoio à Cidadania e ao Desenvolvimento Econômico. Fortalecendo o desenvolvimento, o diálogo, e a dignidade no estado de São Paulo, é reconhecido como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação). A instituição promove a IQ (Infraestrutura da Qualidade) fornecendo suporte às empresas e apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias.
Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de instrumento de medição usados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças e taxímetros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica, entre outros. Na vigilância da qualidade, são fiscalizados 540 tipos de produtos regulamentados, como brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, entre outros, assim como produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e nossa página www.ipem.sp.gov.br
Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp


