Ipem-SP promove 2º Painel Setorial voltado ao setor de alimentos em São Carlos

Ipem-SP promove 2º Painel Setorial voltado ao setor de alimentos em São Carlos

O Ipem-SP realizou, na quinta-feira, 25 de junho, em São Carlos, o 2º Painel Setorial voltado ao setor de alimentos, reunindo representantes da indústria, de universidades, especialistas, pesquisadores, entidades técnicas e órgãos públicos para debater temas relacionados à qualidade, segurança, conformidade e competitividade do setor alimentício. O encontro aconteceu na sede do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) de São Carlos e teve como objetivo fortalecer o diálogo entre os diversos atores que compõem a cadeia produtiva de alimentos.

A abertura do evento contou com a participação do presidente do Ipem-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, do diretor titular do Ciesp de São Carlos, Paulo César Giglio, e do diretor Regional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Kléber Marcel Balestere, que destacaram a importância da cooperação entre o setor produtivo, a academia e o poder público para o fortalecimento da infraestrutura da qualidade e a proteção dos consumidores.

Durante a abertura, o presidente do Ipem-SP ressaltou o papel estratégico do encontro e a importância da integração entre os diferentes atores do setor:

"Os alimentos fazem parte do cotidiano de toda a sociedade e, por isso, discutir qualidade, conformidade e segurança nesse segmento é uma responsabilidade compartilhada entre indústria, academia e poder público. O 2º Painel Setorial do Ipem-SP foi concebido justamente para promover esse diálogo, aproximar os diferentes atores da cadeia produtiva e fortalecer a Infraestrutura da Qualidade no setor de alimentos. O conhecimento técnico, a cooperação institucional e a disseminação de boas práticas são fundamentais para garantir produtos mais seguros, aumentar a competitividade das empresas e ampliar a confiança dos consumidores."

O primeiro painel, "A indústria de alimentos e a importância do seu trabalho para os consumidores", reuniu Delduque Martins, da Fambras Halal; Eduardo Capodifoglio, da Laticínios Jamava; Marina Brito, da Ajinomoto; Rubiana Enz, da SGS; e Suelen Tomazella, da Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (ABEMEL). O debate abordou o papel estratégico da indústria de alimentos, os desafios relacionados à qualidade e à conformidade dos produtos, além das exigências cada vez maiores dos mercados consumidores no Brasil e no exterior.

Na sequência, o painel "O poder público e a academia em permanente ação pela melhoria da qualidade dos alimentos" contou com as participações do professor doutor Fernando Lanças, da Universidade de São Paulo (USP), e do professor doutor Josemar Gonçalves de Oliveira Filho, da Embrapa. As discussões destacaram a importância da pesquisa científica, da inovação e da atuação integrada entre instituições de ensino, centros de pesquisa e órgãos públicos para o desenvolvimento de alimentos mais seguros e de maior qualidade.

Durante a tarde, o terceiro bloco, "A indústria de suplementos alimentares, consumidores, perspectivas e expectativas", reuniu Eduardo Carità, da Funcional Mikron, e Oneida Vieira, do Laboratório CBO. O painel debateu as tendências de crescimento do mercado de suplementos alimentares, os desafios regulatórios do segmento e as expectativas dos consumidores em relação à segurança, à confiabilidade e à transparência das informações disponibilizadas nos produtos.

Encerrando os debates técnicos, o quarto painel, "A Infraestrutura da Qualidade no segmento de alimentos", contou com as apresentações de Celso Scaranello, da Rede Metrológica do Estado de São Paulo (Remesp), sobre metrologia; Claudio Guerreiro, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sobre normalização; Claudio Torelli, da Associação Brasileira de Infraestrutura da Qualidade (Abriq), sobre certificação; e Jefferson Kovachich, do Ipem-SP, que abordou a vigilância de mercado e sua importância para a proteção do consumidor e a concorrência leal.

Ao final do encontro, os participantes construíram uma agenda de entendimentos e reforçaram o compromisso com a cooperação institucional e o desenvolvimento de iniciativas voltadas ao aprimoramento contínuo do setor alimentício.

A realização do 2º Painel Setorial reforça o papel do Ipem-SP como agente de aproximação entre o setor produtivo, a comunidade científica e os órgãos reguladores, promovendo o diálogo técnico, a disseminação de boas práticas e o fortalecimento da cultura da qualidade em benefício da sociedade e dos consumidores.

 


Atendimento geral Ipem-SP: 11 3581-2000  -  Serviço de protocolo: Funciona na Sede do Ipem-SP, das 9h às 16h  e-mail: protocolo@ipem.sp.gov.br
Ouvidoria:
 0800 013 05 22 (Estado de São Paulo)  -  11 3581-2235 / 11 3581-2221 (outros Estados)  -  e-mail: ouvidoria@ipem.sp.gov.br
Dúvidas sobre produtos têxteis e qualidade: Funciona na Sede do Ipem-SP, das 15h30min às 17h pelo telefone 11 3581-2203, pelos e-mails duvidatextil@ipem.sp.gov.br e mqfcp@ipem.sp.gov.br ou presencialmente.
Atendimento aos taxistas: Das 8h às 17h. Acesse aqui a regional que atende o seu município.


INSTITUTO DE PESOS E MEDIDAS DO ESTADO DE SÃO PAULO - IPEM-SP - Sede: Rua Santa Cruz, 1922 - Vila Gumercindo - São Paulo - SP.
Horário de funcionamento: segunda a sexta, exceto feriados e emendas, das 8h às 17h. Acesse aqui o endereço e telefone das unidades do Ipem-SP.


Site desenvolvido pela Assessoria de Comunicação e pelo Departamento de Tecnologia da Informação do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.