Ipem-SP promove reunião com oficinas permissionárias de taxímetros na capital
O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) promoveu reunião com representantes das oficinas permissionárias do setor de taxímetros na capital, na quinta-feira, 15 de janeiro, no prédio da Regional Norte da autarquia. O encontro foi conduzido pelo diretor de núcleo do Serviço de Verificação de Taxímetro, situado no Departamento de Metrologia Legal e Fiscalização, Antonio Carlos de Castro.
Na pauta da reunião, os esclarecimentos sob a medida provisória 1305 e a portaria 433 (isenção da taxa metrológica e verificação bianual); nova forma de lacração (transdutor + taxímetros); deveres e obrigações das permissionárias; fiscalizações nas permissionárias (auditoria para renovação); além de discussão sobre fraudes.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia do Governo de São Paulo, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, que atua em apoio à Cidadania e ao Desenvolvimento Econômico. Fortalecendo o desenvolvimento, o diálogo, e a dignidade no estado de São Paulo, é reconhecido como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação). A instituição promove a IQ (Infraestrutura da Qualidade) fornecendo suporte às empresas e apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias.
Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de instrumento de medição usados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças e taxímetros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica, entre outros. Na vigilância da qualidade, são fiscalizados 540 tipos de produtos regulamentados, como brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, entre outros, assim como produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e nossa página www.ipem.sp.gov.br
Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp


