Ipem-SP realiza reunião na IMBEL em Piquete voltada à inovação
Representantes do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem‑SP) participaram nesta quinta-feira, 29 de janeiro, de reunião na unidade de produção (UP) da Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL) em Piquete, Fábrica Getúlio Vargas, no interior paulista, com o objetivo de discutir parcerias institucionais voltadas à inovação.
O encontro reuniu técnicos e gestores dos dois órgãos para tratar de temas relacionados à certificação de equipamentos, conformidade de instrumentos de medição e controle de qualidade na produção industrial.
O encontro em Piquete marca o início de um ciclo de diálogo contínuo e troca de experiências, com a perspectiva de novos encontros e ações conjuntas para modernização de processos e melhoria da conformidade técnica.
A IMBEL (Indústria de Material Bélico do Brasil), fundada em 1808, é uma empresa estatal vinculada ao Ministério da Defesa. Ela foi criada para projetar, fabricar e fornecer armamentos, munições e equipamentos militares para as Forças Armadas brasileiras e, em alguns casos, para o mercado civil. Ao todo são cinco fábricas.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia do Governo de São Paulo, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, que atua em apoio à Cidadania e ao Desenvolvimento Econômico. Fortalecendo o desenvolvimento, o diálogo, e a dignidade no estado de São Paulo, é reconhecido como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação). A instituição promove a IQ (Infraestrutura da Qualidade) fornecendo suporte às empresas e apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias.
Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de instrumento de medição usados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças e taxímetros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica, entre outros. Na vigilância da qualidade, são fiscalizados 540 tipos de produtos regulamentados, como brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, entre outros, assim como produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e nossa página www.ipem.sp.gov.br
Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp


