Ipem-SP reforça apoio ao desenvolvimento econômico em agenda na Região Metropolitana de Campinas
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia do Governo de São Paulo, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania e órgão delegado do Inmetro, cumpriu jornada de trabalho nos municípios de Hortolândia, Vinhedo e Campinas, na última sexta-feira, 13 de fevereiro, com foco no fortalecimento da infraestrutura da qualidade e no apoio ao desenvolvimento econômico regional.
A agenda teve início na empresa Marelli, em Hortolândia, reconhecida como hub tecnológico na América do Sul e referência em eletrônica embarcada, displays e componentes de interiores de alta precisão para a indústria automotiva. A unidade conta com laboratórios acreditados pelo Inmetro e se destaca nacionalmente em ensaios de emissões e controle de qualidade voltados à mobilidade do futuro.
Durante a visita, o superintendente do Ipem-SP, Marcos Heleno Guerson de Olivera Júnior, destacou a relevância da ações entre o poder público e o setor produtivo. “A infraestrutura da qualidade é estratégica para o desenvolvimento econômico. Quando asseguramos medições confiáveis, certificações adequadas e fiscalização eficiente, estamos fortalecendo a competitividade das empresas e estimulando a inovação tecnológica”, afirmou.
Em Vinhedo, representantes do Ipem-SP participaram de reunião institucional na Prefeitura com o prefeito Dario Pacheco, e o vereador Lucas Martins. O encontro abordou ações conjuntas para fortalecer o ambiente de negócios, ampliar a segurança nas relações de consumo e promover a regularidade das atividades econômicas por meio da vigilância de mercado.
Segundo Guerson, o diálogo com os municípios é fundamental para alinhar políticas públicas. “Nosso trabalho vai além da vigilância de mercado. Atuamos como parceiros do desenvolvimento, criando um ambiente de confiança que beneficia empresários, consumidores e a própria gestão pública”, ressaltou.
Em Campinas, a programação incluiu entrevista ao jornal Correio Popular, ocasião em que o superintendente reforçou o papel estratégico do Ipem-SP. “Garantir que produtos e serviços estejam em conformidade com as normas técnicas é assegurar concorrência leal e proteção ao consumidor. Isso gera segurança jurídica e atratividade para investimentos”, declarou.
A agenda contemplou ainda visita técnica à BEG Destilaria Boutique, em Sousas, distrito de Campinas, onde foram discutidos aspectos relacionados à conformidade de produtos. O roteiro das reuniões foi encerrado com visita ao posto de combustíveis Posto Vô João, em Campinas, reforçando as ações de fiscalização que garantem exatidão nas bombas medidoras, confiança ao cidadão e ao empresário que trabalha dentro da legalidade.
Ao longo da jornada, o Ipem-SP evidenciou seu compromisso com a infraestrutura da qualidade, que engloba metrologia legal, avaliação da conformidade e fiscalização, como instrumento essencial para impulsionar o desenvolvimento econômico, estimular investimentos e fortalecer a competitividade das empresas paulistas.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia do Governo de São Paulo, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, que atua em apoio à Cidadania e ao Desenvolvimento Econômico. Fortalecendo o desenvolvimento, o diálogo, e a dignidade no estado de São Paulo, é reconhecido como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação). A instituição promove a IQ (Infraestrutura da Qualidade) fornecendo suporte às empresas e apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias.
Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de instrumento de medição usados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças e taxímetros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica, entre outros. Na vigilância da qualidade, são fiscalizados 540 tipos de produtos regulamentados, como brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, entre outros, assim como produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e nossa página www.ipem.sp.gov.br
Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp


