Nova Era da Qualidade: caminhos e oportunidades para resultados consistentes é destaque de palestra do Ipem-SP em evento da Rede Metrológica de Minas Gerais
Durante evento da Rede Metrológica de Minas Gerais, em Belo Horizonte, o presidente do Ipem-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior abordou os impactos da inteligência artificial, da Indústria 4.0 e das megatendências mundiais para a competitividade, infraestrutura da qualidade e o desenvolvimento sustentável
A transformação acelerada do mundo, impulsionada pelos avanços tecnológicos, pela inteligência artificial e pelas mudanças econômicas e sociais globais, esteve no centro da palestra “Nova Era da Qualidade: Caminhos e oportunidades para resultados consistentes”, ministrada pelo presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, durante o evento “Qualidade 360º – Estratégia que gera valor”, promovido pela Rede Metrológica de Minas Gerais na terça-feira, 9 de junho, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), em Belo Horizonte.
Durante sua apresentação, Guerson abordou o cenário de profundas transformações que marcam o século 21, destacando o avanço da tecnologia e da conectividade como fatores determinantes para o surgimento da era digital. Segundo ele, a rápida evolução tecnológica vem redefinindo a forma como pessoas, empresas e governos se relacionam, produzem e inovam.
O palestrante ressaltou que o mundo caminha para um contexto cada vez mais complexo, influenciado por megatendências globais projetadas para 2040. Entre elas estão o envelhecimento populacional, a crescente diversidade cultural, o empoderamento dos cidadãos, as disputas por recursos naturais, especialmente água, alimentos e energia, a expansão da exploração espacial e o desenvolvimento de novos materiais estratégicos capazes de transformar diversos setores econômicos.
Nesse ambiente de mudanças, Guerson destacou o avanço da inteligência artificial, da automação e da análise de grandes volumes de dados (big data), aliados à conectividade total proporcionada por tecnologias como 5G, Internet das Coisas (IoT) e computação em nuvem. Esses fatores, segundo ele, estão promovendo profundas transformações no mercado de trabalho, na educação e nos modelos de negócios.
A palestra também abordou a reconfiguração geopolítica e econômica mundial, marcada por conflitos internacionais, tensões entre grandes potências e a formação de novos blocos econômicos. Esse cenário tem provocado a reorganização das cadeias produtivas e de abastecimento, além de estimular a busca por soberania tecnológica e digital por parte das nações.
Outro tema de destaque foi a chamada Era dos Dados e da Inteligência Artificial. Para Guerson, os dados passaram a ocupar posição estratégica na economia global, sendo frequentemente comparados ao “novo petróleo”. Ao mesmo tempo em que a inteligência artificial amplia oportunidades em setores como saúde, indústria e educação, surgem desafios relacionados à privacidade, à governança dos dados, ao controle tecnológico e aos impactos sociais decorrentes dessa transformação.
As questões ambientais também tiveram espaço na apresentação. O presidente do Ipem-SP alertou para a urgência climática, os efeitos das mudanças ambientais e a crescente escassez de recursos naturais, reforçando a necessidade de acelerar a transição energética baseada em fontes renováveis e adotar modelos sustentáveis de produção e consumo.
Ao relacionar essas transformações à Quarta Revolução Industrial, Guerson enfatizou a importância da inovação e da infraestrutura da qualidade como elementos fundamentais para garantir competitividade, confiança e sustentabilidade. Segundo ele, a Indústria 4.0 exige sistemas robustos de metrologia, normalização, avaliação da conformidade e regulamentação capazes de acompanhar a velocidade das mudanças tecnológicas.
O palestrante destacou ainda que a infraestrutura da qualidade desempenha papel estratégico no desenvolvimento econômico e social ao contribuir para a formulação de políticas públicas voltadas à ciência, tecnologia, inovação, desenvolvimento industrial e comércio internacional competitivo. Além disso, apoia as empresas na produção de bens e serviços alinhados aos padrões globais, fortalece as instituições de ciência e tecnologia por meio de medições precisas e confiáveis e protege os consumidores ao assegurar qualidade, segurança, sustentabilidade e conformidade com requisitos internacionais.
“A nova era da qualidade exige visão de futuro e capacidade de adaptação. A metrologia, a normalização e a avaliação da conformidade são instrumentos fundamentais para apoiar a inovação, fortalecer a indústria, ampliar a competitividade das empresas brasileiras e garantir que o desenvolvimento tecnológico aconteça de forma segura e sustentável”, afirmou Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior.
Encerrando sua apresentação, Guerson defendeu a adoção de uma regulamentação responsiva, capaz de acompanhar a velocidade das transformações tecnológicas sem comprometer a segurança, a inovação e a competitividade. Para ele, a nova era da qualidade exige visão estratégica, capacidade de adaptação e integração entre governo, setor produtivo, academia e sociedade para a construção de resultados consistentes e sustentáveis no longo prazo.
O evento reuniu líderes, especialistas e representantes das principais instituições regulatórias do Brasil. O evento discute como a qualidade pode ser o diferencial competitivo que impulsiona negócios, fortalece marcas e gera valor sustentável para organizações e para o país.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia do Governo de São Paulo, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, que atua em apoio à Cidadania e ao Desenvolvimento Econômico. Fortalecendo o desenvolvimento, o diálogo, e a dignidade no estado de São Paulo, é reconhecido como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação). A instituição promove a IQ (Infraestrutura da Qualidade) fornecendo suporte às empresas e apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias.
Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de instrumento de medição usados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças e taxímetros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica, entre outros. Na vigilância da qualidade, são fiscalizados 540 tipos de produtos regulamentados, como brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, entre outros, assim como produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e nossa página www.ipem.sp.gov.br
Siga o Ipem-SP nas redes sociais @ipemsp


